A Prefeitura junto ao Governo do Estado de São Paulo, lançou o Programa “Frente de Trabalho” no Centro de Ressocialização Feminino de Itapetininga na última sexta-feira, 19.
O Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego, que foi criado em 1999 e também é conhecido como Frente de Trabalho, proporciona qualificação profissional e renda para reeducandas, ou seja, são pessoas que praticaram crimes que cumprem pena num regime brando ou semi-aberto, pessoas estas que estão mais próximas da liberdade. Para cada três dias trabalhado, eles recebem um dia de perdão na pena. No programa de Itapetininga serão colocados 30 mulheres para auxiliarem na separação das doações recebidas pelo Fundo Social de Solidariedade e direcionadas as pessoas carentes do município, também auxiliaram o setor de obras no serviço de limpeza dos espaços públicos.
O bolsista da Frente de Trabalho permanece no programa por até nove meses, com jornada de atividades de até seis horas diárias, cinco dias por semana. E intra-jornada realizarão um curso de qualificação profissional de 150 horas, que será oferecido em parceria com o Senae e o FSS.
A participação no programa não representa vínculo empregatício, já que tem caráter assistencial e de formação profissional.Os participantes da Frente de Trabalho recebem bolsa-auxílio de R$ 300.
ITAPETININGA