Duas máquinas, uma da Prefeitura e outra do DAEE – Departamento de Água e Energia Elétrica do Estado de São Paulo, continuam trabalhando no desassoreamento e alargamento do Ribeirão dos Cavalos, no Jardim Leonel, para evitar enchentes, principalmente na região da Vila Máximo. O serviço teve início há 12 dias e foi autorizado pela Cetesb para evitar problemas decorrentes das chuvas.
Até o momento, foram retiradas, aproximadamente, oito mil toneladas de resíduos, inclusive com materiais sedimentados no leito há anos. Além disso, por meio das obras de melhorias foi possível abrir 10 metros da calha do rio para melhorar o escoamento da água. Os trabalhos devem continuar nos próximos meses.
A Prefeitura de Itapetininga vem trabalhando em parceria com o DAEE para que esse serviço tivesse início o quanto antes como prevenção.
Técnicos fizeram um planejamento e foi constatado que esse local era considerado um dos principais pontos críticos por ser estreito demais, o que impedia o devido escoamento.
ITAPETININGA