Combate e Prevenção ás drogas são realizados em Itapetininga

Trabalho e Desenvolvimento - Segunda-feira, 01 de Julho de 2013


Combate e Prevenção ás drogas são realizados em Itapetininga

Na última quarta-feira (26) foi comemorado o Dia Internacional do Combate as Drogas e é com grande empenho que a Secretaria de Promoção Social realiza muitas ações de combate e prevenção as drogas.

Combate:

 As sextas-feiras a Blitz Social é realizada pelos bairros da cidade, onde conta com a colaboração da Polícia Militar, Guarda Municipal, Fiscalização da Prefeitura e a equipe da secretaria.  A equipe visita bares e locais que existem suspeitas de tráfico de drogas, efetuando prisões e apreensões. Dois casos podem ser citados, um no Bairro Monte Santo, onde a equipe prendeu o traficante Johnny em flagrante e também sua companheira com cocaína; além disso nas proximidades da rodoviária , uma menor de 13 anos I.M. envolvida em promiscuidade infantil e tráfico de drogas, também foi detida.

Blitz Social

05 de Julho – 22h às 01h30

19 de Julho – 22h às 01h30

02 de Agosto – 22h às 01h30

 

Prevenção:

Na Prevenção a equipe da secretaria realiza palestras constantes em escolas e no ProJovem sobre os malefícios que as drogas podem causar a juventude e as crianças. E incentivamos as pessoas que não usam drogas denunciem o tráfico, ou nos alerte para tratamento de possíveis viciados.  Para isso, temos uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Atendimento Psicosocial Alcool e Drogas (Caps AD), os abrigados passam o dia no Caps com médicos e atividades psico, culturais e pedagógicas. Além dessa parceria, a Secretaria também além de atender adolescentes e menores, também atende as pessoas em situação de rua, pelo Projeto Somar, uma Blitz de Acolhimento realizada as quintas-feiras.

Dando apoio de infraestrutura ao Conselho Tutelar, junto com a Promotoria de Infância e Juventude, a Prefeitura vai inaugurar uma nova sede do Conselho Tutelar num prazo máximo de 40 dias, junto com uma legislação que será aprovada pela Câmara Municipal, que irá ampliar ainda mais a atenção no combate de prevenção as drogas.

Nos próximos meses será firmado um convênio entre a Promoção Social e a Secretaria da Saúde com uma clínica particular da região com o apoio do Conselho Municipal da Infância e Adolescência (CMDCA) para a internação de casos mais graves que o Ministério Público, o Judiciário e a Prefeitura analisarem serem graves.

Nos próximos 60 dias, deverá ser aprovada pela Câmara Municipal, um projeto de lei do Executivo, criando o Conselho Municipal de Atenção as Drogas (COMAD).

Denuncie você também através do 190, DISE (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes)  (15) 3272-1112,  Secretaria de Promoção Social (15) 3273 4186, pelo Cras mais próximo a sua casa ou no CREAS, qualquer suspeita de movimentação de drogas em Itapetininga, que está focando combate em todas as drogas, fundamentalmente no crack.

 

 

Prefeitura Municipal


ITAPETININGA