A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza termina na próxima sexta-feira, dia 26. A imunização dos grupos de risco está sendo realizada em todas as Unidades de Saúde do município. Em Itapetininga, 17.154 pessoas foram imunizadas. Este total representa 54,50% da população preconizada pela campanha. A meta é atingir 90%. No “Dia D” da vacinação contra a gripe, realizado no dia 13 de maio, foram vacinadas 2.573 pessoas deste grupo.
Desde o dia 17 de abril, quando teve início a campanha, a vacina está disponível para trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos ou mais, indígenas, gestantes e mulheres que acabaram de dar à luz, crianças com pelo menos 6 meses e menores de 5 anos, pacientes com doenças crônicas e comorbidades, além de professores.
Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que incluem pessoas com deficiências específicas, devem apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema único de Saúde (SUS) deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receber a vacina, sem a necessidade de prescrição médica. A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.
A meta preconizada pela Secretaria Estadual de Saúde do Estado de São Paulo é imunizar 80% da população em todo o estado. Além de prevenir contra a gripe A H1N1, que se espalhou pelo mundo em 2009, as doses defenderão os munícipes contra os vírus do inverno de 2017, denominados A/Hong Kong e B/Brisbane.
ITAPETININGA