Mutirão de Cirurgias de Catarata zera fila de espera

Saúde - Segunda-feira, 22 de Maio de 2017


Mutirão de Cirurgias de Catarata zera fila de espera

 

A Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria da Saúde, zerou a fila de espera dos pacientes que aguardavam desde 2015 pela cirurgia da catarata. Por meio do “Mutirão de Cirurgias de Catarata”, que teve início em março no município, as mais de 400 pessoas que foram operadas voltaram a enxergar. O mutirão teve fim no último sábado, dia 20.

Esta é a primeira vez que Itapetininga realizou este mutirão para atender um antigo pedido da população e de pacientes que aguardavam o fim desta longa agonia. O intuito é zerar a fila de espera definitivamente. A partir de agora, a Chefe do Executivo trabalha para que o Hospital Regional realize as cirurgias de catarata sem custos para o município.

Para a realização das cirurgias, a Prefeitura contratou a Sociedade Beneficente São Camilo, atual administradora do Hospital Regional. A Prefeitura aplicou R$ 780 por operação, totalizando um investimento de R$ 370 mil. O local da cirurgia passou por vistoria da Vigilância Sanitária do município.

A catarata atinge quase metade (46,2%) da população mundial com mais de 65 anos. Estima-se que no mundo cerca de 160 milhões de pessoas tenham esta doença, considerada a maior causa de cegueira evitável.

Ela consiste na opacidade total ou parcial do cristalino, lente natural do globo ocular, que é responsável pela focalização da visão para perto e para longe. O que leva à doença, além do envelhecimento, é o paciente ter diabetes, glaucoma e histórico familiar com a enfermidade. A cirurgia consiste em substituir o cristalino opaco por prótese denominada de lente intraocular.

 

 

 

 

Prefeitura Municipal


ITAPETININGA