Com o objetivo de conscientizar sobre a importância do combate ao mosquito transmissor da dengue, assistidos pelo CRAS - Centro de Referência de Assistência Social da Vila Paulo Ayres, em Itapetininga, participaram da “Semana Nacional de Mobilização da Rede de Assistência Social contra o Mosquito Aedes Aegypti”.
Várias atividades foram desenvolvidas. Iniciou com o encontro que contou com os grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculo - SCFV, onde discutiram a temática das prevenções e cuidados sobre a transmissão da doença e finalizaram com uma passeata na abrangência do CRAS, contando com os adolescentes do SCFV – Movimento Jovem.
“A ação faz parte do nosso trabalho de prevenção junto à comunidade, onde entendemos que somos todos responsáveis pelo combate ao mosquito. Fico feliz em ver a preocupação desses jovens. A conscientização é um dever de todos nós”, disse a Secretaria de Promoção Social.
Levantamento recente do Ministério da Saúde apontou que neste começo de ano, foram notificados pouco mais de 48 mil casos em todo o país. Graças a um trabalho intensificado da Secretaria da Saúde, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica, em Itapetininga, foi registrado apenas 1 caso da doença.
Vale lembrar que a pessoa que sentir febre, fortes dores de cabeça, dor atrás dos olhos, nos ossos e articulações, náuseas, moleza, cansaço, falta de apetite e manchas vermelhas na pele, deve imediatamente procurar uma unidade básica de saúde.
Algumas recomendações são essenciais para evitar o acúmulo de lixo e entulho:deixar sacolas e recipientes com lixo fechados, manter as caixas d’água, galões, tonéis ou tambores sempre vedados, remover a sujeira das calhas e ralos, não deixar pneus com água e em lugares descobertos, deixar garrafas ou baldes com a boca para baixo, verificar bandejas de ar-condicionado e geladeiras mantendo-as limpas e sem água, colocar areia até a borda nos pratos de vasos de flores e plantas, manter vasos sanitários sem uso fechados, tratar a água de piscinas e fontes uma vez por semana, esticar lonas para não formar poças e lavar os recipientes de água dos animais com esponja e sabão.
ITAPETININGA