A Secretaria de Cultura e Turismo promoverá mais uma palestra sobre saúde nesta terça-feira, às 18h30, no Centro Cultural e Histórico ‘Brasílio Ayres de Aguirre’. Uma equipe multidisciplinar da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Itapetininga realizará um encontro para falar sobre a Síndrome de Down. A palestra será ministrada pela fisioterapeuta Marília dos Santos, pela fonoaudióloga Andrea Soger e pela terapeuta ocupacional Julia Mye. A palestra é gratuita e aberta a toda a população.
A apresentação abordará as causas da síndrome, o diagnóstico, os sintomas mais comuns e modos para amenizar precocemente os possíveis problemas, além de conhecer as terapias desenvolvidas pela APAE, que melhoram a qualidade de vida dos portadores da síndrome.
O encontro é aberto a profissionais de saúde, familiares de portadores da Síndrome de Down e toda a população. O Centro Cultural fica no Largo dos Amores, s/n. Informações pelo telefone 3272-3401.
Sobre a Síndrome de Down
A síndrome de Down (SD) é uma alteração genética produzida pela presença de um cromossomo a mais, o par 21, por isso também conhecida comotrissomia 21.
A síndrome foi descrita em 1866 por John Langdon Down. Esta alteração genética afeta o desenvolvimento do indivíduo, determinando algumas características físicas e cognitivas. A maioria das pessoas apresenta a denominada trissomia 21 simples.Isto significa que um cromossomo extra está presente em todas as células do organismo, devido a um erro na separação dos cromossomos 21 em uma das células dos pais. Este fenômeno é conhecido como disfunção cromossômica.
A intervenção médica pode acontecer com a finalidade principal de prevenção dos problemas de saúde que podem aparecer com maiorfrequência na síndrome. É bom lembrarque a síndrome de Down não é uma doença e sim uma alteração genética, que pode gerar problemas médicos associados.
ITAPETININGA