Nos dias 5 e 6 de março, Itapetininga sediou a realização do Programa de Capacitação de municípios para implementação do ZEE-SP, Zoneamento Ecológico-Econômico do estado de São Paulo, evento este desenvolvido pela SEMIL – Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do estado.
Esta capacitação é continuidade do evento realizado em nosso município em 2018, onde na ocasião ocorreram levantamentos de dados e discussões de temáticas ambientais. Agora, neste novo encontro, os técnicos participantes puderam concluir a eficiência dos dados já inclusos no programa oficial disponível para uso profissional.
O Zoneamento Ecológico-Econômico é definido como o instrumento básico de organização do território, objetivando organizar, de forma vinculada, as decisões dos agentes públicos e privados quanto a planos, programas, projetos e atividades que, direta ou indiretamente, utilizem recursos naturais, assegurando a plena manutenção do capital e dos serviços ambientais dos ecossistemas.
Estiveram presentes técnicos das cidades de: Angatuba, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Barra do Chapéu, Boituva, Cabreúva, Capão Bonito, Iperó, Itapetininga, Miracatu, Piedade, Pilar do Sul, Salto de Pirapora, Salto, Sorocaba, Taquarituba; municípios estes pertencentes do Comitê de Bacia Hidrográfica Alto Paranapanema e Bacia Hidrográfica Sorocaba e Médio Tietê.