Itapetininga será uma das cidades do estado de São Paulo a receber uma unidade da Casa da Mulher, programa inovador do Governo do Estado desenvolvido para oferecer apoio às políticas públicas de atendimento, proteção e acolhimento das mulheres.
A Casa da Mulher contará com salão principal, salas de atendimento jurídico, psicossocial, de assistência social, brinquedoteca, além de acessibilidade. No espaço também é preparado para receber cursos e realizar os encaminhamentos para o mercado de trabalho, sempre com o objetivo de desenvolver o protagonismo feminino e autonomia.
A iniciativa conta com a parceria da Prefeitura de Itapetininga e prevê investimento total de aproximadamente R$ 900 mil. O futuro equipamento será instalado na vila Hungria e oferecerá serviços de acolhimento, inclusão, atendimento e capacitação para o mercado de trabalho, com enfoque multisetorial.
Sob a coordenação da Secretaria de Promoção Social, o futuro espaço atenderá mulheres vítimas de violência ou não, a partir de 14 anos, e se integrará aos serviços já disponibilizados no município por meio do Centro de Atendimento de Referência à Mulher (CRAM) desde 2020.
O objetivo do serviço é oferecer um local ainda mais adequado para o desenvolvimento de um trabalho com enfoque em garantir às mulheres vítimas de discriminação e violência, a promoção do encorajamento e capacitação para geração de emprego e renda, com atendimento psicossocial, socioassistencial e apoio jurídico.
Além disso, o espaço também permitirá a prática de ações de prevenção por meio de atividades informativas, dentro das áreas de garantia de direitos, saúde, educação e também, com apoio da rede, no preventivo da violência em seus variados tipos.