.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Vacinação contra Polio prorrogada até 10 de setembro
A Campanha Nacional contra a Poliomielite e segmento de Sarampo foi prorrogada e segue em Itapetininga até o dia 10 de setembro. Os locais de vacinação são todas as Unidades de Saúde no horário das 07h às 19h (UBS) e as USF das 07 às 16h, para todas as crianças menores de 5 anos, até o dia 31 de agosto. Além da vacinação contra a pólio, será possível deixar em dia as doses de sarampo. Por isso é importante levar a carteirinha de vacinas.
Até agora 72% da meta foi atingida. Para aumentar ainda mais a cobertura, não deixe de levar o seu filho para vacinar.
Causas
A poliomielite é uma doença causada por um enterovírus, denominado poliovírus (sorotipos 1, 2 e 3). É mais comum em crianças ("paralisia infantil"), mas também ocorre em adultos. A transmissão do poliovírus "selvagem" pode se dar de pessoa a pessoa através de contato fecal-oral, o que é crítico em situações onde as condições sanitárias e de higiene são inadequadas. Crianças de baixa idade, ainda sem hábitos de higiene desenvolvidos, estão particularmente sob risco. O poliovírus também pode ser disseminado por contaminação fecal de água e alimentos.
Transmissão
O modo de aquisição do poliovírus é oral, através de transmissão fecal-oral ou, raramente, oral-oral. A multiplicação inicial do poliovírus ocorre nos locais por onde penetra no organismo (garganta e intestinos). Em seguida dissemina-se pela corrente sangüínea e, então, infecta o sistema nervoso, onde a sua multiplicação pode ocasionar a destruição de células (neurônios motores), o que resulta em paralisia flácida.
Medidas de proteção
A poliomielite pode ser evitada através de vacinação e medidas de prevenção contra doenças transmitidas por contaminação fecal de água e alimentos. No Brasil a paralisia infantil está erradicada já faz 20 anos, isto mostra a eficácia desta vacina.