.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Confira os detalhes
A Prefeitura de Itapetininga preparou uma programação especial em alusão ao “Outubro Rosa”, campanha que tem como foco conscientizar a população sobre o câncer de mama e de colo de útero. A intenção da administração municipal é incentivar a realização de exames preventivos para diagnóstico precoce da doença.
Para o Brasil, foram estimados 73.610 casos novos de câncer de mama em 2023, com um risco avaliado de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. Essa doença também ocupa a primeira posição como causa de morte por câncer entre as mulheres no Brasil. As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.
Nesse contexto, o Outubro Rosa é essencial para dar destaque à pauta do Câncer de Mama. A campanha Outubro Rosa tem como objetivo compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença. Além de proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
Toda mulher com 40 anos ou mais de idade deve procurar um ambulatório, centro ou posto de saúde para realizar o exame clínico das mamas anualmente, além disso, toda mulher, entre 50 e 69 anos deve fazer pelo menos uma mamografia a cada dois anos. O serviço de saúde deve ser procurado mesmo que não tenha sintomas.
Paralelamente, a campanha também tem como objetivo abordar assuntos que envolvem a saúde da mulher, seu bem-estar, indicando ações de saúde preventivas oferecidas no município.
Unidades de Saúde intensificam exames preventivos
A Secretaria de Saúde promove, durante todo mês de outubro, em todas as Unidades de Saúde (UBS e USF) as ações de promoção à saúde da mulher. Para isso, serão ampliadas as ofertas de exames preventivos para aumentar a oportunidade de as mulheres terem acesso a este serviço.
“De Papo com a Comunidade” será realizado no CRAS
A Secretaria de Promoção Social, por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), e em uma parceria com a Secretaria de Saúde, realizará “De Papo com a Comunidade”, com ações sobre informações sobre o CRAS. Serão realizadas palestras com enfermeiras das Unidades de Saúde de referência para esclarecimento de dúvidas e orientação da comunidade local.
O objetivo é abordar temas como as principais doenças femininas, doenças sexualmente transmissíveis, entre outros. A mobilização visa também a disseminação de dados preventivos e ressalta a importância do olhar com atenção para a saúde.
Lançamento do “Projeto Apoio Rosa”
A Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, em parceria com a Secretaria de Saúde e OAB de Itapetininga, realiza no dia 31 de outubro, às 13 horas, o Lançamento do “Projeto Apoio Rosa”. O evento contará com palestras com palestras com profissionais de saúde, apresentações culturais e esportivas, além de abertura ao público para esclarecimento de dúvidas.
CRAS “Lívia Stefanny Fidélis de Freitas”
Dia 11, às 9 horas
Local da ação: Parada Jovem II – Rua Aparício Vieira, 470 – Jd. Shangrilá
Parceria – UBS “Dr. Cid de Mello Almada” – Vila Rio Branco
CRAS “Padre José Maria Pinto”
Dia 16, às 15 horas
Local da ação: CRAS “Padre José Maria Pinto” – Rua Francisco Senger, 420 – Parque São Bento
Parceria – PAS “Dr. Adalberto Andrade Lopes” – Jd. Bela Vista
CRAS “Regiane Medeiros da Silva Félix”
Dia 23, às 9 horas
Local da ação: Salão Paroquial da Igreja São João Batista – Rua Antônio Avelino da Costa, 293 – Vila Vendramini
Parceria – PSF “Márcia Regina Sardela” – Vila Arruda
CRAS “Marina Caron”
Dia 26, às 9 horas
Local da ação: CRAS “Marina Caron” – Rua Luís Spolaor, 486 – Jd. Fogaça
Parceria – USF “João Bianco Cavalheiro Salem” – Bairro Taboãozinho