.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Confira os detalhes
No mês de maio, as unidades dos CRAS dentro dos atendimentos ofertados, no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) que integra o conjunto de serviços do SUAS, oferecendo à população que vivencia situações de vulnerabilidades sociais, novas oportunidades de reflexão acerca da realidade social, contribuindo dessa forma para a planejamento de estratégias e na construção de novos projetos de vida.
Visando possibilitar aos usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), acesso a experiências e manifestações artísticas, culturais e esportivas e de lazer, com vistas ao desenvolvimento de novas sociabilidades. Nos dias 08, 09 e 10 de maio, 210 adolescentes do SCFV dos CRAS de Itapetininga através do Movimento Jovem tiveram a oportunidade de uma tarde de lazer e descontração bem diferente, foram assistir uma sessão de cinema do filme: “Guardiões da Galáxia vol. 3”
O objetivo dessa atividade foi de ampliar o espaço de lazer e de enriquecimento cultural dos adolescentes, incentivando a formação crítica e apreciativa.
18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de crianças e adolescentes, instituído pela lei 9.970/2000, em memória de Araceli Crespo, menina de 8 anos que sofreu diversas violências e foi assassinada em 18/05/1973.
Comemorado há 23 anos, o dia 18 de maio se tornou um marco para as instituições e pessoas que lutam pelo fim da violência contra crianças e adolescentes, quando são realizadas campanhas de conscientização e divulgação das formas de denúncia.
Todos os anos o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos -Movimento Jovem através da parceria com a Rede Interinstitucional de Enfrentamento à Violência, Abuso e Exploração Sexual Infantojuvenil realiza ações em consonância com a Campanha Maio Laranja promovida pelo Governo Federal.
Neste ano, aproximadamente, 30 adolescentes do Movimento Jovem, dos CRAS Marina Caron e Regiane Félix através do SCFV Movimento Jovem em parceria com o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), realizaram ações em apoio e divulgação da vulnerabilidade infanto-juvenil frente ao abuso e exploração sexual, em agenda que compõem atividades da campanha “Faça Bonito. Proteja nossas crianças e Adolescentes”.
Os jovens participantes do SCFV utilizaram-se do "Manual Metodológico - Brincando nos fortalecemos para enfrentar situações difíceis" da Editora Claves, que aborda a temática de forma lúdica e reflexiva, contando histórias com técnicas adquiridas no Projeto Litera Galera, em momento anterior, tendo como foco a prevenção e combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A ideia é criar uma compreensão das crianças sobre quaisquer atitudes dos adultos que violem sua integridade, ensinando-os como agir e a quem procurar, caso passem por qualquer situação de risco.
No mesmo caminhar, com esta ação, as unidades de assistência social também desejam causar uma mobilização da sociedade com foco na prevenção, que envolvam a divulgação do Disque Direitos Humanos – o Disque 100 – serviço gratuito que funciona 24h nos sete dias da semana para receber denúncias de violência contra crianças e adolescentes.
As atividades foram desenvolvidas pelo SCFV dos CRAS nas Escolas Municipais Profª Loide Lara e Therezinha Anunciato Esteves Soares, com crianças na faixa etária de 06 a 10 anos de idade.
O objetivo foi sensibilizá-las para o tema, promovendo espaços de debates e divulgando os canais de denúncia.
Proteger crianças e adolescentes é dever de toda a sociedade, conforme determinado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Qualquer sinal de violação de direitos de crianças e adolescentes podem ser denunciados pelo Disque 100 ou no Conselho Tutelar mais próximo – em ambos os casos, a denúncia pode ser anônima.
Em maio, o CRAS Livia Fidelis iniciou o Projeto “Resgatando Memórias: O olhar do passado sobre o território”, através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos com os Idosos. O projeto visa desenvolver o resgate histórico-cultural territorial da abrangência do CRAS, elaborando um Scrapbook – um livro de recortes afetivos pessoais. Mais que contar histórias, são as lembranças do bairro, lendas e a evolução do chão em que vivemos. A construção do material pelos idosos, simboliza a arte como propósito em evidenciar as memórias afetivas, características territoriais e revelando atores sociais.
Percebemos que o território é muito mais que apenas espaço, ele é constituído por memórias, por personalidades, por processos e principalmente por pessoas que as vezes não compreende a sua potência histórica, social e cultural. As histórias de superação e lembranças são compartilhadas.
A atividade trata-se de um subterfúgio para promover a convivência. Nesse projeto a autonomia e o protagonismo serão as ferramentas utilizadas para fortalecer os vínculos familiares e comunitários, assim como fortalecer a própria identidade.
A socialização entre os idosos é uma das principais características do serviço. O uso da arte como ferramenta para se trabalhar a Política de Assistência Social na partilha de conhecimento.
Nos próximos encontros o grupo fará um levantamento histórico dos avanços que ocorreram no território, conhecendo por fotos e relatos os instrumentos públicos existentes na região que residem.
Após a finalização da atividade, os idosos irão apresentar o resultado para as escolas do território.
O Serviço de Convivência além de fortalecer as relações familiares e comunitárias, promove a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva.
Com o grupo de famílias, trabalhamos em vários encontros a temática da autonomia, valorização pessoal, potencialidades, dificuldades no caminho em ser mulher provedora da casa e dentre de todos os obstáculos foi abordado a questão do trabalho, do empreendedorismo através de exemplos como a venda de cosméticos, para podermos ter um início da discussão.
SCFV Família – Trabalhando a construção de vínculos com os usuários. Refletir a respeito dos desafios enfrentados pelas famílias no seu cotidiano, incentivando a comunicação entre seus membros, visando o fortalecimento de relações.
A atividade “De Papo com a Comunidade”, neste mês levou informações aos usuários do serviço, sobre as novas orientações do Programa Federal, Bolsa Família 2023, por meio de Palestra conduzida pela equipe técnica do CRAS. No encontro, foram abordamos sobre as condicionalidades do Programa Bolsa Família, o Cadastro Único e as leis vigentes relacionadas ao tema.
O programa Bolsa Família tem como objetivo a transferência de renda às famílias e pessoas que se encontram em vulnerabilidade social, garantindo-lhes os direitos mínimos. Para ser beneficiário de qualquer programa oferecido pela assistência social, é necessário que o responsável pela família se dirija ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da sua região e realize o Cadastro Único.
A inscrição no Cadastro Único não garante que a família vai ser automaticamente inserida no programa Bolsa Família. Após a inscrição é feita uma análise das condições da família, pelo Governo Federal, considerando diversos requisitos.
Depois de confirmada a inserção no programa, as famílias beneficiárias devem estar vinculadas permanentemente aos serviços de cuidado com a saúde das gestantes, devem fazer acompanhamento sistemático das condições de nutrição das crianças, e ainda, as crianças em idade escolar precisam observar uma frequência mínima de comparecimento à escola.
O objetivo das ações realizadas pela Secretaria de Promoção Social é esclarecer possíveis dúvidas sobre o Programa Bolsa Família, alertar sobre a necessidade da atualização permanente do cadastro, realizar o recadastramento conforme necessário, e por último, incentivar os interessados à realizarem o Cadastro Único.
Este trabalho faz parte de um cronograma do CRAS, servindo como encontro de orientação para as famílias, com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e a comunidade.
CRAS Lívia Fidelis – Ação Intersetorial no Território – Assistência Social e Saúde – “De Papo com a Comunidade” - Levamos informações aos usuários do serviço, sobre as novas orientações sobre o Programa Federal Bolsa Família e a USB Rio Branco palestrou sobre a Saúde da Mulher com ênfase nas Gestantes presentes.
CRAS Regiane Félix permanece aproveitando o espaço da acolhida do CRAS para àqueles usuários que aguardam o atendimento técnico participarem do “De Papo com a Comunidade”, levamos informações aos usuários do serviço, sobre as novas orientações sobre o Programa Federal Bolsa Família e demais programas sociais.