.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Confira os detalhes
No mês de abril, as unidades dos CRAS dentro dos atendimentos ofertados, realizaram atividades coletivas que complementam o atendimento técnico tendo como objetivo, promover junto aos usuários do serviço, o acesso à informações e orientações essenciais, com vistas a ampliar o universo informacional das famílias, que as ajudem acessar seus direitos.
“DE PAPO COM A COMUNIDADE”
A Secretaria Municipal de Promoção Social através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Lívia Fidelis, situado na rua Josué Carrascal Filho, nº 140 – Vila Hungria, realizou no último dia 25 de abril, a atividade “De Papo com a Comunidade”, que neste mês teve levou informações aos usuários do serviço, sobre as novas orientações sobre o Programa Federal Bolsa Família 2023, por meio de Palestra conduzida equipe técnica do CRAS, composta pela Coordenadora Amy Lara, a Assistente Social Jéssica Mariano. No encontro, foi abordado temáticas como as condicionalidades do Programa Bolsa Família, o Cadastro Único e as leis vigentes relacionadas ao tema.
O programa Bolsa Família tem como objetivo a transferência de renda às famílias e pessoas que se encontram em vulnerabilidade social, garantindo-lhes os direitos mínimos. Para ser beneficiário de qualquer programa oferecido pela assistência social, é necessário que o responsável pela família se dirija ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da sua região e realize o Cadastro Único.
A inscrição no Cadastro Único não garante que a família vai ser automaticamente inserida no Bolsa Família. Após a inscrição é feita uma análise das condições da família, por parte Governo Federal, considerando diversos requisitos.
Depois de confirmada a inserção no programa, as famílias beneficiárias devem estar vinculadas permanentemente aos serviços de cuidado com a saúde das gestantes, devem fazer acompanhamento sistemático das condições de nutrição das crianças, e ainda, as crianças em idade escolar precisam observar uma frequência mínima de comparecimento à escola.
O objetivo das ações realizadas pela Secretaria de Promoção Social é esclarecer possíveis dúvidas sobre o Programa Bolsa Família, alertar sobre a necessidade da atualização permanente do cadastro, realizar o recadastramento conforme necessário, e por último, incentivar os interessados a realizarem o Cadastro Único.
Este trabalho faz parte de um cronograma do CRAS, servindo como encontro de orientação para as famílias, com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e a comunidade.
"DE OLHO NA INFORMAÇÃO "
Para aqueles usuários que aguardam o atendimento para os serviços ofertados, o CRAS Regiane Félix tem feito breves rodas de conversa, prestando inúmeras orientações e informações de interesse dos usuários.
Essa atividade vem trazendo inúmeros benefícios para os usuários pois, enquanto ele aguarda o atendimento técnico individual, mesmo a espera sendo breve, recebe um atendimento coletivo com aquelas orientações que são imprescindíveis e necessárias para a manutenção do seu Cadastro Único, como os programas do Bolsa Família e demais benefícios sociais, vagas de emprego, entre outros.
CRAS realiza atividades com idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
Os CRAS pensando nas potencialidades dos vínculos, tem como objetivo geral ofertar o serviço em complementação ao trabalho social com famílias desenvolvido pelos CRAS para fortalecimento do protagonismo e autonomia, da convivência familiar e comunitária como forma de prevenção das situações de risco social tais como segregação e institucionalização.
Tendo em vista, o processo de envelhecimento, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos, possui um trabalho social que objetiva o desenvolvimento de atividades que contribuam para: o fortalecimento de vínculos familiares e do convívio comunitário, a prevenção de situações de risco social e o desenvolvimento da autonomia e de sociabilidade dos idosos.
Essa dinâmica faz parte do percurso de valorização da pessoa idosa, trabalhado pela equipe do SCFV, e tem a finalidade de proporcionar um encontro diferente, além de estimular o envelhecimento ativo e saudável dos usuários, mediante rodas de conversa, atividades em grupo, entre outras, colaborando para o processo de cooperação, convivência e socialização mediante troca de experiências.