.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Confira os detalhes
A Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Saúde, está realizando neste mês de abril a Campanha de Prevenção e Diagnóstico do Câncer Bucal em todas as Unidades de Saúde do Município, onde realizam a avaliação bucal e caso houver necessidade, o paciente será encaminhado para um especialista que dará início ao tratamento.
Neste sábado, dia 30, será o dia "D" da Campanha. As Unidades de Saúde da zona urbana estarão abertas para a realização de atendimentos voltados para a Prevenção e Diagnóstico do Câncer Bucal.
O que é Câncer de Boca?
É um tipo de câncer que geralmente ocorre nos lábios (mais frequentemente no lábio inferior), língua, céu da boca, gengiva, amígdala e glândulas salivares. O Câncer de boca está relacionado com uma combinação de vários fatores, principalmente com o estilo de vida de cada pessoa e seus hábitos.
Quais são as principais causas do Câncer de Boca?
O fumo e o álcool são os principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de boca. Quanta maior for o número de cigarros e de doses de bebidas consumidas, maior será o risco de adquirir a doença. A exposição excessiva ao sol, pessoas com idade igual ou superior a 50 anos, má higiene bucal e uso de próteses dentárias mal ajustadas, aumentam o risco de ocasionar o câncer de boca.
Quais são os principais sintomas do Câncer de Boca?
O câncer de boca pode se manifestar sob a forma de feridas na boca ou no lábio que não cicatrizam, inchaços, áreas de dormência, sangramentos sem causa conhecida, dor na garganta que não melhora e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na parte interna da boca ou do lábio. Em estágios mais avançados, o câncer de boca provoca: mau hálito, dificuldade para falar, mastigar e engolir; emagrecimento acentuado; presença de linfadenomegalia cervical (caroço no pescoço).
Como prevenir o Câncer de Boca?
Para prevenir, o melhor é evitar o fumo e quaisquer produtos derivados do tabaco; não consumir bebidas alcoólicas excessivamente, não expor-se ao sol sem proteção (para os casos de câncer nos lábios).
O autoexame previne a doença?
O autoexame da boca é uma técnica simples que a própria pessoa faz para conhecer a estrutura normal da boca e, assim, identificando possíveis anormalidades, como mudanças na aparência dos lábios e da parte interna da boca, endurecimentos, caroços, feridas e inchaços. Entretanto, esse autoexame não substitui o exame clínico realizado por um especialista dessa área.
Como tratar o Câncer de Boca?
Depois do diagnóstico, uma equipe médica especializada desenvolve um plano de tratamento personalizado para cada pessoa. Quase sempre a cirurgia é indispensável, seguida de um tratamento de rádio ou quimioterapia. É essencial consultar um profissional que esteja familiarizado com as mudanças produzidas na boca por essas terapias.