.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Confira as vagas
As apresentações acontecerão ao longo do ano todo, gratuitamente, começando por cidades do interior de São Paulo; ao todo sete estados receberão a cia.
Começando seu percurso a todo o vapor neste ano, a cia. BuZum! irá girar de norte a sul, de leste a oeste do país, para levar a cultura que compõe um universo rico de personagens que ganham vida própria em cada espetáculo, o teatro de bonecos.
Com a agenda lotada para 2022, a cia. BuZum! apresentará o espetáculo "Caipira" em Cesário Lange, no dia 28 de março, Capela do Alto, no dia 29, Sarapuí, no dia 30, Alambari, no dia 31, e nos dias 1º e 4 de abril em Itapetininga, na versão adaptada do ônibus para o palco. Em seguida o BuZum! seguirá para outras cidades do interior paulista. Ao todo sete estados receberão a cia. este ano, com uma estreia para o segundo semestre e seus incríveis espetáculos já reconhecidos e aplaudidos pelo público: "Caipira", "O Grande Perigo" e "Curumim".
O BuZum! fará aproximadamente 1 mil apresentações em um total de 141 dias, para um público estimado de 50 mil pessoas. Os espetáculos serão apresentados em praças e escolas públicas por meio da Secretaria Especial da Cultura – Ministério do Turismo, com incentivo da Lei Rouanet e pelo Instituto CCR, no trecho da CCR SPVias.
Reinvenção
O palco é fora do ônibus, em uma estrutura ampla. A plateia assiste a cada sessão do espetáculo nas escolas públicas, ou praças, com distanciamento seguro, de forma protegida. Diversão garantida para público com a vivacidade do tradicional teatro de bonecos. O que antes acontecia originalmente no BuZum!, dentro do ônibus, hoje é no palco.
Espetáculo "Caipira"
Com nuances rústicas, a peça "Caipira" é um verdadeiro resgate do povo e da cultura do interior do Brasil mesclando com tradições típicas tão presente em costumes e vivências de vários locais, além de ser uma rica homenagem às figuras folclóricas, como o Saci-Pererê, o Curupira e o Lobisomem, com seres fantásticos que habitam o imaginário de povos tradicionais de diversas regiões do país.
A história é encenada por divertidos atores. Um casal e sua filha moram em um pequeno sítio, onde criam alguns animais. O clima é de muita paz, até que alguns vizinhos maldosos começam a matar os animais selvagens e derrubar árvores para construir uma fábrica no local. O casal tenta em vão conversar para que escolham outro local, longe da mata, mas os homens não ouvem e continuam a construção.
No criativo conto teatral, Manu, a esperta filha do casal, resolve pedir ajuda para os "seres encantados" e convoca o Saci, o Curupira e o Lobisomem para prepararem algumas armadilhas e salvarem a floresta.
BuZum! 11 anos
Em setembro de 2022, o BuZum! completará 12 anos de experiências e tem motivos de sobra para comemorar: são mais de 500 mil quilômetros para realizar 15 mil apresentações para mais de 700 mil espectadores nas mais de 2.600 escolas públicas de 300 cidades, dos 11 estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Minas Gerais, Maranhão, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Ceará e Santa Catarina), além de Porto Suarez, na Bolívia. Cada trajeto do BuZum! pode ser acompanhado pelo site www.buzum.com.br ou pelo perfil no Instagram @ProjetoBuZum.
A cia. é dirigida por Beto Andreetta, Jackson Íris e Mari Gutierrez, junto à equipe de produtores, montadores, motoristas, secretárias e atores. Todos levam à plateia itinerante novas possibilidades nas quais a imaginação e a fantasia se expandem nos contos com seus bonecos teatrais inovadores.
Prêmios
Em 2016, o BuZum! recebeu o Prêmio Governador do Estado de São Paulo para Cultura, na categoria Arte para Crianças – Voto Popular. Em 2014, a companhia foi contemplada com o prêmio de Melhor Produção e Melhor Autor de Texto Original no 1º Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem (ex-Prêmio Femsa).
Repertório
A cia. BuZum! possui 15 peças no repertório, criadas especialmente para o público infanto-juvenil. São elas: Darwin BR, sobre a passagem do naturalista inglês Charles Darwin pelo Brasil; Filhotes do Brasil, obra ambientada na Amazônia que trata da relação entre pais e filhos; Mundo Português, uma bem humorada viagem pelo universo da língua portuguesa pela Ásia, África e América do Sul; O Mundo é uma Bola, espetáculo criado às vésperas da Copa do Mundo que conta a história do futebol desde sua origem; 13 Gotas, espetáculo sobre a importância da água para a vida no planeta Terra; Máquinas, conta a história dos meios de transporte; Energia, sobre as diferentes fontes de energia; Que lixo é lixo?, sobre reciclagem; Sabor de Vitória, sobre alimentação saudável. O BuZum! tem também, um espetáculo para adolescentes chamado Intolerância que levanta questões sobre preconceitos no ambiente escolar.
Em 2019, a companhia estreou dois novos espetáculos; Caipira e Curumim, sobre folclore e contos indígenas, que continuam a série sobre cultura popular, inaugurada em 2017 com a peça Mamulengo, uma homenagem à cultura popular de Pernambuco; o espetáculo O Grande Perigo, sobre preservação da vida marinha. Esse ano as estreias serão: Floresta Viva e no segundo semestre o espetáculo sobre hábitos de higiene.
O Instituto CCR: Entidade privada sem fins lucrativos que gerencia o investimento social do Grupo CCR, proporcionando transformação com apoio a projetos via leis de incentivo, campanhas institucionais e por meio dos programas proprietários: o Caminhos para a Cidadania - atendendo mais de 1,3 mil escolas, e o Estrada para a Saúde – presente em seis regiões. O foco do Instituto CCR é em inclusão social por meio de iniciativas de geração de renda, saúde, educação, cultura e esporte. Desde a sua criação em 2014, já foram gerenciados R$ 163 milhões, e, somente em 2020, cerca de 2,5 milhões de pessoas foram impactadas em comunidades de 115 cidades, situadas em trechos de atuação das concessionárias da companhia. Saiba mais em www.institutoccr.com.br
Ficha Técnica – Caipira
Concepção e Texto: Beto Andreetta, Mari Gutierrez e Wanderley Piras
Direção: Wanderley Piras
Elenco: Andressa Ferreira, Carolina Portella, Dani Lima, Diezon Cabral (Dinho Weller), Lívia Simardi, Maggie Abreu, Priscila, Maria Lima, Rafael Francisco, Tita Azevedo e Thais Morais.
Trilha Sonora: César Maluf
Criação e Confecção de Bonecos: Ilimitada Design
Criação e confecção de bonecos de sombra: Daiane Baumgartner
Produção executiva: Paloma Alves e Aldo Andreetta
Assistente de Produção: Fernanda Rocha
Produção de campo: Leonardo Campos, Henrique Ramos, Fernando Lima e Renato Queiroz
Motorista: Aldo Andreeta, Luiz Carlos e Régis da Silva.
Design gráfico: Sato do Brasil e Murilo Thaveira
Técnicos de som e luz: Henrique Ramos, Cristiano Valério, Eduardo Silva e Raul Lacerda.
Direção administrativa: Jackson Iris
Direção Artística: Beto Andreetta
Direção de Produção: Mariane Gutierrez
Assistente financeiro: Vania Rodrigues
Assessoria de imprensa: Isabela Barbosa
SERVIÇO
BuZum! - Espetáculo: "Caipira"
Cidade: Itapetininga
Data: 1º de abril (sexta-feira)
Local: EMEI Profª. Zenith Galvão
Endereço: Rua José Pércio dos Santos, 41, Vila Arruda, Itapetininga – SP.
Horários das apresentações:
De manhã: 9h - 9h40 - 10h20 - 3 sessões
De tarde: 13h30 - 14h10 - 14h50 - 15h30 - 4 sessões
Data: 4 de abril (segunda-feira)
Local: EMEI Angelina Turelli
Endereço: Rua João dos Santos Silvério Sobrinho, 61, Vila Judith, Itapetininga – SP.
Horários das apresentações:
De manhã: 9h - 9h40 - 10h20 - 3 sessões
De tarde: 13h30 - 14h10 - 14h50 - 15h30 - 4 sessões
Classificação do espetáculo: 4 a 11 anos
Capacidade: 50 pessoas por sessão
Duração: 20 minutos