.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
dengue
A Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Controle de Vetores, desenvolve um intenso trabalho de prevenção e combate à dengue no município. São 12 profissionais, que realizam diversas atividades, seguindo as normas técnicas da Superintendência do Controle de Endemias (Sucen), ligada à Secretaria de Estado de Saúde.
Segundo a equipe de Itapetininga, a condição no município é considerada satisfatória, já que os casos registrados da doença são baixos em relação ao tamanho da cidade. Em 2013 foram registrados apenas três casos adquiridos no próprio município.
O trabalho do Departamento do Controle de Vetores é contínuo, mas intensificado nos meses de maio e junho e novembro e dezembro. A intenção é monitorar o período de verão, em que o número de casos de dengue é maior e o período de inverno, em que o número de casos diminui significativamente.
Conheça alguns dos trabalhos desenvolvidos pela equipe de Controle de Vetores:
Visitas casa a casa: é a atividade básica, que visa eliminar criadouros e passar orientações às famílias;
Bloqueio e controle de criadouros: em locais onde há suspeita de que uma pessoa foi contaminada é feito um trabalho num raio de nove quadras ou 200 metros, para evitar infestação local.
Bloqueio e nebulização: complementa o trabalho de controle de criadouros, atuando nas mesmas áreas. A ação é a de pulverizar veneno para matar as larvas.
Fiscalização: visita em local determinado quando há reclamação.
Trabalho estratégico: visita em pontos estratégicos, com grande fluxo de pessoas ou possibilidade de foco da doença, como estabelecimentos públicos, empresas com grande número de funcionários, cemitério, oficinas e outros locais com grande circulação de pessoas. Nesses locais, os funcionários são treinados para agir no trabalho de prevenção e combate à dengue.
Avaliação de Densidade Larvária (ADL): levanta o número de larvas no município, com o objetivo de manter o controle.
Projeto Escolas Contra a Dengue: alunos de diversas escolas criam projetos no combate e prevenção à dengue, apresentam para a equipe do Controle de Vetores, que faz orientações e dá outras dicas.
A população pode e deve colaborar no combate à dengue. Além de não permitir que haja criadouros em casa, é possível obter informações, dar sugestões e notificar locais suspeitos através do telefone 156, da prefeitura, e do telefone 0800-770-8283.