.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Confira
Prefeitura de Itapetininga orienta pessoas sobre Hanseníase. Qualquer suspeita, a pessoa devem imediatamente procurar uma Unidade de Saúde.
Também será realizada nesta quinta-feira (17), das 7h às 12h, na Feira Livre da praça Peixoto Gomide, a Campanha de orientação sobre a doença, avaliação clínica, e encaminhamento de pacientes para tratamento.
Seguindo a tradição dos meses de conscientização sobre saúde, o Ministério da Saúde oficializou o mês de janeiro como de alerta e esclarecimento sobre a Hanseníase.
A Hanseníase, conhecida antigamente como lepra, é uma doença crônica, transmissível, que através do bacilo Micobacterium leprae, atinge principalmente a pele e os nervos periféricos do organismo humano. Por ano, são diagnosticados 30 mil novos casos de hanseníase no Brasil.
A Hanseníase pode provocar graves incapacidades físicas se o diagnóstico demorar ou se o tratamento for inadequado. Apesar de ser uma doença de pele, é transmitida por meio de gotículas que saem do nariz, ou por meio da saliva do paciente, afetando primordialmente a pele, mas também olhos e, eventualmente, outros órgãos.
Os sinais e sintomas mais frequentes da hanseníase são: manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo, com diminuição ou perda da sensibilidade ao calor, à dor e ao tato.
Áreas com diminuição dos pelos e do suor.
Caroços e inchaços no corpo, em alguns casos avermelhados e doloridos.
Diminuição da sensibilidade e/ou da força muscular de olhos, mãos e pés.
Dor e sensação de choque, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços, mãos, pernas e pés.