.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Rádio Escolar
Nesta semana, um grupo de alunos da rede municipal esteve na Secretaria Municipal da Educação para entrevistar o secretário de Educação.
A diretora, Sônia Abreu, também esteve presente, além dos monitores do projeto Rádio Escolar, J. Donizete e do projeto Jornal Escola, Profa. Francine, que puderam explicar um pouco sobre o projeto.
Os alunos queriam saber quais as suas atribuições neste cargo; sobre os projetos que são pretendidos no próximo ano letivo.
Desde 2011 a escola municipal Hilda Weiss, desenvolve os projetos. O jornal conta com aproximadamente 15 alunos e na rádio escola, são cerca de 12 alunos, dos 5º anos. As aulas acontecem no contra-turno, ao alunos que participam do Programa Mais Educação e estudam em período integral.
O Jornal Escola é impresso na própria Unidade Escolar e entregue à comunidade do bairro e aos alunos. A próxima edição tem previsão para ser publicado no início do mês de dezembro. A Rádio Escola está preparando uma apresentação especial para o final do ano.
Conheça o Programa Mais Educação
O uso da linguagem midiática como prática educativa, através de oficinas, está legitimada pelo Ministério da Educação, desde 2007, mediante o desenvolvimento do Programa Mais Educação, que incluiu o assunto - sob a denominação de EDUCOMUNICAÇÃO - entre os dez “macrocampos” abertos à matrícula das escolas de ensino fundamental de tempo integral interessadas em receber suporte financeiro e metodológico pra trabalhar com os meios de comunicação em sala de aula. O macrocampo "educomunicação" inclui as seguintes mídias: Jornal escola, Rádio escolar, História em quadrinhos, Fotografia e Vídeo.
O programa visa fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar, tendo como base estudos desenvolvidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), utilizando os resultados da Prova Brasil de 2005. Nesses estudos destacou-se o uso do “Índice de Efeito Escola – IEE”, indicador do impacto que a escola pode ter na vida e no aprendizado do estudante, cruzando-se informações socioeconômicas do município no qual a escola está localizada.
Por esse motivo a área de atuação do programa foi demarcada inicialmente para atender, em caráter prioritário, as escolas que apresentam baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), situadas em capitais e regiões metropolitanas.
Para o desenvolvimento de cada atividade, o governo federal repassa recursos para ressarcimento de monitores, materiais de consumo e de apoio segundo as atividades. As escolas beneficiárias também recebem conjuntos de instrumentos musicais e rádio escolar, dentre outros; e referência de valores para equipamentos e materiais que podem ser adquiridos pela própria escola com os recursos repassados.
A oficina de Rádio Escola possibilita ao estudante aprender a ouvir a própria voz; prestar atenção ao conteúdo e a responsabilizar-se pelo que anuncia e comenta; vivenciar de forma criativa, todas as etapas de produção da mensagem, entre outros.