.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Raio X
Fundação: 5 de novembro de 1770
Apelidos: Terra das Escolas"; "Atenas do Sul"
Etimologia: O vocábulo Itapetininga tem sua origem na linguagem indígena, especificamente no tronco tupi-guarani. Os estudos filológicos referentes ao nome dado à Itapetininga concluem que pode o mesmo ter três significados diferentes:
Itáapé-tininga = caminho das pedras moles ou caminho seco das pedras
Itape-tininga = pedra fútil, laje ou lajeado molhado;
Itá-pe-tininga = na pedra mole.
A tradução mais correta, porém, na opinião dos filologistas que pesquisaram o vocábulo, é laje seca ou enxuta, sendo Itape uma contração de Itapebe (pedra chata, rasa ou plana) e tininga (seco, seca ou enxuta)
População: 153.810
Curiosidades Históricas
- O primeiro núcleo de tropeiros na região de Itapetininga surgiu em 1724, quando descobriu-se que o pasto no local era abundante e a terra fértil para o plantio.
- A vila de Nossa Senhora dos Prazeres de Itapetininga foi oficialmente criada no dia 5 de novembro de 1770, quando foi celebrada uma missa solene pelo vigário da nova paróquia, Pe. Inácio de Araújo Ferreira. É nessa data que convencionou-se comemorar o aniversário do município.
- Simão Barbosa Franco; Domingos José Vieira, Salvador de Oliveira Leme - o Sarutayá; são considerados os fundadores históricos do município.
- A emancipação da Vila de Itapetininga aconteceu em 1852, através da Lei nº 11, de 17 de julho de 1852. A lei concedia autonomia judiciária, criando a comarca de Itapetininga. A vila, porém, só tornou-se município, de fato, em 13 de março de 1855, com o nome de Itapetininga.
- A santa padroeira de Itapetininga é Nossa Senhora dos Prazeres.
Características Geográficas
Área: 1 795,510 km² (Terceira maior do estado de São Paulo)
Densidade: 80,41 hab./km²
Altitude: 670m
Clima: Subtropical Úmido (Verões quentes e úmidos; Inverno seco e frio)
Vegetação: A vegetação é formada predominante por campos limpos e plantas típicas do Cerrado, com presença de Mata Atlântica e inexistência de serras
Hidrografia: Itapetininga está localizada na bacia do Alto-Paranapanema, região sudoeste do estado de São Paulo, além disso, está sobre o Aquífero Guarani, maior reserva subterrânea de água potável do planeta. O principal rio do município é o Rio Itapetininga, que nasce nas proximidades de Araçoiaba da Serra, corre na direção leste-oeste e é afluente do Rio Paranapanema, percorrendo 78,5 km dentro do município.