.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Campanha Nacional contra a Influenza
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, conhecida como gripe H1N1, teve início esta semana. A primeira fase foi dedicada aos profissionais de saúde. Na próxima etapa, serão imunizadas as pessoas com mais de 60 anos de idade. O calendário proposto pelo Ministério da Saúde será realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Itapetininga e irá mobilizar os profissionais da rede pública da cidade. O dia “D” está marcado para 13 de maio.
Também devem ser vacinadas as pessoas portadoras de doenças crônicas, como respiratórias, do coração, com baixa imunidade, entre outras e que fazem uso contínuo de remédio. Na sequência, crianças maiores de 6 meses e menores de 5 anos, gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), indígena e também professores da rede pública e privada. A campanha prossegue até 26 de maio.
Existem três tipos de influenza, A, B e C, sendo que as maiores diferenças entre elas estão nos hospedeiros do vírus e o seu potencial de causar epidemias. O vírus influenza C causa apenas infecções respiratórias brandas, não possui impacto na saúde pública e não está relacionado com epidemias. O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias.
Os vírus influenza A são ainda classificados em subtipos de acordo com as proteínas de superfície, hemaglutinina (HA ou H) e neuraminidase (NA ou N). Dentre os subtipos de vírus influenza A, os subtipos A(H1N1) e A(H3N2) circulam atualmente em humanos. Alguns vírus influenza A de origem aviária também podem infectar humanos causando doença grave, como no caso do A (H7N9).
É importante ressaltar que os portadores de doenças crônicas precisam levar uma prescrição médica ou a receita da medicação de uso contínuo. Já os professores devem levar um holerite recente e um documento com foto. Todas as Unidades de Saúde irão vacinar. Na área urbana, o horário é das 8h às 17h e na área rural, entre 8h e 16h.
Confira o calendário e o público alvo:
Etapa 1: a partir do dia 10 de abril de 2017: os trabalhadores de saúde dos hospitais.
Etapa 2: a partir do dia 17 de abril: os trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados e as pessoas com 60 anos ou mais de idade.
Etapa 3: a partir do dia 24 de abril: gestantes, puérperas, crianças (6 meses e < 5 anos de idade) e indígenas.
Etapa 4: a partir do 2 de maio: grupo de risco.
Etapa 5: a partir do dia 8 de maio: professores e todos os outros grupos anteriores.
Dia 13 de maio Dia “D”: sábado