No próximo dia 30 de novembro, Itapetininga será palco da pré-estreia do curta-metragem "O Resgate da Lenda", um projeto que resgata as principais lendas urbanas da cidade. O evento ocorrerá na Casa Kennedy, à rua Prudente de Moraes, 716, com sessões às 18h e 19h, e promete envolver o público em uma trama misteriosa e cheia de emoção.
O curta-metragem "O Resgate da Lenda" é uma realização do cineasta itapetiningano Alexandre Canda, formado em Rádio e TV pela Unesp, que se inspirou na rica tradição do folclore para criar o filme. Com financiamento da Lei Paulo Gustavo de incentivo à cultura, o projeto foi desenvolvido com o apoio da comunidade e artistas locais. A produção aconteceu ao longo de 2024 e as filmagens foram realizadas em locações emblemáticas da cidade, como a Praça da Matriz e o antigo galpão da Fepasa.
"O Resgate da Lenda" resgata o folclore de Itapetininga e celebra a identidade cultural da cidade, utilizando cenários históricos e locais de grande significado para a população. O curta será ainda apresentado em festivais de cinema em 2025, levando as lendas de Itapetininga para além das fronteiras da cidade.
Sinopse
Após um estranho pesadelo, em que Tonico procura por sua mãe, ele acorda sensível ao sobrenatural. Beto, seu melhor amigo, também pode sentir o tremor que abala a cidade e afirma que a cobra que dorme debaixo da Praça da Matriz acordou. Segundo a lenda, esse pode ser o fim de Itapetininga. Então, o corajoso Tonico embarca em uma jornada para encontrar essa cobra e salvar a cidade, passando pelas principais lendas da região, como a Mulher de Branco, o Trem Fantasma e o temido Raimundão.
ITAPETININGA