Com o início de dezembro, duas importantes campanhas de conscientização ganham destaque no Brasil: o Dezembro Vermelho, dedicado ao combate ao HIV/AIDS, e o Dezembro Laranja, voltado para a prevenção do câncer de pele. Ambas as campanhas têm o objetivo de informar a população sobre as doenças, formas de prevenção, sintomas e a importância do diagnóstico precoce.
Dezembro Vermelho: Prevenção ao HIV/AIDS
No dia 1º de dezembro, comemoramos o Dia Mundial de Luta contra a AIDS, uma data de reflexão sobre os avanços no tratamento e a importância da prevenção. O HIV, vírus causador da AIDS, ainda é um grande desafio de saúde pública no Brasil e no mundo. Embora não haja cura para o HIV, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado com medicamentos antirretrovirais permitem que as pessoas vivam com qualidade e sem transmissão do vírus.
Sintomas do HIV
Os primeiros sinais do HIV podem ser semelhantes aos de outras infecções, e podem incluir:
Se você tem algum desses sintomas ou se esteve em situação de risco (como relações sexuais sem proteção ou compartilhamento de agulhas), procure uma unidade de saúde para realizar o teste rápido de HIV. O diagnóstico precoce é fundamental para o início imediato do tratamento e para evitar complicações.
A testagem para o HIV é gratuita e está disponível em todas as unidades básicas de saúde, assim como a retirada de preservativos e a realização de testes para sífilis, hepatites B e C. Além disso, a população recebe orientação e tratamento para outras doenças sexualmente transmissíveis.
Dezembro Laranja: prevenção ao câncer de pele
O Dezembro Laranja tem como foco a prevenção ao câncer de pele. A principal causa do câncer de pele é a exposição excessiva ao sol sem proteção adequada, principalmente nos horários de maior incidência de radiação UV (entre 10h e 16h). Com hábitos preventivos, o câncer de pele pode ser evitado, e quando detectado precocemente, tem altas taxas de cura.
Sintomas do câncer de pele
O câncer de pele é o tipo de câncer mais comum no Brasil e no mundo e a exposição ao sol é um dos principais fatores de risco para o seu desenvolvimento. Para se proteger, é importante:
ITAPETININGA