Em 2024, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Itapetininga registrou quase 12 mil ocorrências, com destaque para as 411 ações de patrulhamento preventivo e 326 abordagens a pessoas em atitudes suspeitas. Essas ações demonstram o empenho da corporação em manter a segurança e a ordem pública na cidade.
Com um efetivo de quase 100 guardas municipais, a GCM tem sido fundamental para garantir a tranquilidade da população. A corporação conta com 10 veículos de 4 rodas e 6 motocicletas, permitindo uma mobilidade ágil e eficiente para atender as ocorrências em diversas áreas do município. Ao todo, são sete equipes por turno, operando tanto no diurno quanto no noturno, garantindo presença constante e pronta resposta a qualquer situação.
Outro grande destaque é o trabalho do canil da GCM, com cães altamente treinados que desempenham papel crucial nas operações. O cão Akila, farejador especializado, é protagonista em buscas e apreensões, principalmente no combate ao tráfico de entorpecentes. Além de Akila, outros três cães também atuam ativamente, ajudando nas investigações e apreensões de materiais ilícitos. Zomer, pastor alemão, Bereta, pastora holandesa, Balrog (e Akila) da raça belga malinois, são altamente treinados para faro, busca e captura de foragidos e proteção. Também trabalham no apoio às demais forças policiais na cidade e região e marcam presença em várias palestras em escolas e eventos no município.
A GCM de Itapetininga tem se destacado por ter atendido mais de 30 ocorrências diárias em 2024, sempre com eficiência e compromisso. O aumento no número de veículos, equipes, efetivo, armamentos, equipamentos e treinamentos constantes têm garantido que a corporação continue mantendo a cidade segura e protegida, oferecendo mais confiança e qualidade de vida para a população.