A Secretaria da Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, inicia no mês de março a campanha “Busca Ativa à Tuberculose”, numa alusão ao “Dia Mundial de Combate à Tuberculose”, celebrado no dia 24.
Durante o próximo mês, a Vigilância Epidemiológica estará em alguns bairros da cidade fazendo a busca de possíveis casos de Tuberculose e reforçando as orientações sobre a doença.
E quais são os sintomas da Tuberculose?
Tosse por mais de duas semanas, produção de catarro, febre, sudorese, cansaço, dor no peito, falta de apetite e emagrecimento são os principais sintomas da tuberculose. Nos casos mais avançados, pode aparecer escarro com sangue. Pessoas com esses sintomas associados ou isoladamente devem procurar um Posto de Saúde o mais rápido possível, onde o tratamento é oferecido gratuitamente e deverá ser iniciado de maneira imediata.
As pessoas que estiverem com pelo menos um dos seguintes sintomas acima, por mais de três semanas, acompanhado por febre e/ou emagrecimento, devem procurar a Vigilância Epidemiológica de Itapetininga, à rua Plácido Cardoso, 140, no Jardim Mesquita. Mais informações pelo telefone (15) 3373-4345.
Acompanhe o cronograma:
Quinta (09/03)- Vila Belo Horizonte – em frente à Unidade de Saúde;
Sexta (10/03)- Bairro Taboãozinho - em frente à Unidade de Saúde;
Segunda (13/03)- Vila Prado – Frente à praça;
Terça (14/03)- Vila Palmeira – em frente à Escola Alceu Gomes;
Quarta (15/03)- Vila Nova Itapetininga – Próximo à Igreja Nossa Senhora de Fátima;
Quinta (16/03)- Jardim Bela Vista e Vila Sotemo - em frente à Unidade de Saúde do Jardim Bela Vista;
Sexta (17/03)- Vila Regina – em frente à praça
ITAPETININGA