Novos alunos já iniciaram os treinos de vôlei masculino no Ginásio Municipal “Ayrton Senna da Silva” em Itapetininga
Esporte, Lazer e Juventude - Sexta-feira, 09 de Janeiro de 2026

Na quadra do Ginásio Municipal “Ayrton Senna da Silva”, jovens aproveitam as férias escolares para treinar e aperfeiçoar o vôlei masculino. Gabriel, Rafael, Miguel, Artur e Luiz se dividem para aprender as técnicas da modalidade.
Luiz Fernando tem 14 anos e é estudante do 9º ano do Ensino Fundamental na Escola Estadual “Peixoto Gomide”, em Itapetininga. Já praticava vôlei e é um dos novos alunos da turma que estão se iniciando neste mês. “Fiquei sabendo das aulas por meio de um amigo que também já frequenta aqui o ginásio. Fiz minha inscrição e já estou fazendo parte da nova turma”, disse Luiz.
De acordo com o técnico e professor, o voleibol exige reações rápidas, movimentos precisos e coordenação entre os colegas de equipe. Ainda segundo ele, essas habilidades contribuem para aumentar a agilidade, os reflexos e a coordenação motora geral. A modalidade também exige que os jogadores fiquem atentos, antecipem as jogadas dos adversários e tomem decisões em questões de segundo. Isso aumenta o foco mental, a concentração e o pensamento estratégico.
As aulas são realizadas no Ginásio Municipal “Ayrton Senna da Silva”, na Vila Barth. São gratuitas, mas é preciso que os pais ou responsáveis preencham uma ficha de inscrição na Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude que fica à avenida José de Morais Terra, 2001 (Marginal), das 8h às 17h.
Enquanto novas turmas são formadas e as outras que já participam das aulas, o professor avaliou que 2025 foi um momento histórico para o Voleibol de Itapetininga. Pela primeira vez, o município recebeu durante cerimônia de premiação em Sorocaba, o título de Campeão Geral da Liga de Voleibol de Sorocaba e Região, somando 63 pontos. Em segundo lugar, Tatuí ficou classificada com 59 pontos e Cajamar em terceiro lugar com 51 pontos.
O troféu de Eficiência, que é categoria máxima da Liga de Voleibol de Sorocaba e Região somou pelo desempenho e classificação das categorias do vôlei masculino e feminino da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude de Itapetininga.
O professor do vôlei masculino foi responsável pela equipe do sub 19 masculino. Itapetininga ganhou o título da Taça Prata.

