Campeã olímpica Fofão agita crianças e adolescentes durante visita ao Ginásio Municipal “Ayrton Senna da Silva”, em Itapetininga
Esporte, Lazer e Juventude - Sexta-feira, 05 de Dezembro de 2025

Entre as muitas crianças e jovens que encheram a quadra do Ginásio Municipal “Ayrton Senna da Silva” nesta sexta, dia 5, para aprender técnicas de vôlei, estava uma atleta reconhecida mundialmente. Isso mesmo, a campeã olímpica Fofão, um dos maiores nomes do vôlei brasileiro.
Por meio dessa interação, a campeã olímpica explicou que a presença dela no meio de tantos jovens é interessante. “A gente fica num mundo muito restrito. São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, e agora tenho percorrido bastante o interior de São Paulo. É muito legal a gente ver os projetos, como eles são incríveis, como eles são grandiosos. Vejo que as pessoas fazem um trabalho bacana. Quando vejo um monte de crianças, fico feliz, motivada de saber que elas estão indo para um esporte no qual eu escolhi para a minha vida. Então, é muito grandioso tudo isso. Dá vontade de percorrer mais e mais. Eu acho que, de alguma forma, se a gente puder tocar o coraçãozinho de alguma delas, mudar o pensamento, falar ‘Caramba, Fofão passou por isso, como assim?’, eu acho que a gente já sai com o objetivo cumprido daqui”, destacou Fofão.
A vinda da campeã olímpica para Itapetininga foi promovida pelo Projeto Ricardo Oliveira, com apoio da Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude. Uma oportunidade única para quem gosta do esporte e se inspira em grandes histórias. O encontro com a campeã olímpica Fofão teve como tema “Vôlei para todos”.
Antes das clínicas, Fofão conversou com os alunos que participam dos projetos de vôlei de Itapetininga. A professora de vôlei da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude de Itapetininga, Andressa Cunha, estava com as alunas e recebeu uma bola de vôlei de presente. O professor de Educação Física da Escola Estadual “Peixoto Gomide” e também professor da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, André Balint, também recebeu uma bola de vôlei para a escola.
Fofão
Hélia Rogério de Souza Pinto, conhecida mundialmente como Fofão é ex-jogadora de voleibol brasileira que atuava como levantadora. Pela Seleção Brasileira, de 1991 a 2008, disputou 340 partidas e esteve presente em cinco edições consecutivas dos Jogos Olímpicos, iniciando em 1992. É uma das atletas mais vitoriosas do vôlei brasileiro.
“Eu gosto de conversar e contar da fase que decidi pelo esporte. Você vai, não vai? O que você faz? Como você faz? E eu falo que eu não tinha referência de nada. Hoje, por exemplo, eu posso estar aqui falando com elas. Eu não tinha alguém que me dissesse palavras que falavam, dá para acreditar? Então, eu tive que ir com as minhas próprias forças, acreditando na minha família, que era o meu apoio, o meu suporte. Mas eu tinha que acreditar em mim, porque eu não tinha alguém que falasse para mim, continua, vai dar certo. Muito pelo contrário. Eu tive que superar tudo. E quando você supera, passa por tudo isso, você se sente poderosa mesmo. E isso é sensacional”, finalizou a campeã olímpica, Fofão.






