Pecuaristas de Itapetininga têm até o dia 31 de dezembro para vacinar rebanhos contra a Brucelose (fêmeas bovinas e bubalinas)

Agricultura e Fomento ao Agronegócio - Quinta-feira, 06 de Novembro de 2025


Pecuaristas de Itapetininga têm até o dia 31 de dezembro para vacinar rebanhos contra a Brucelose (fêmeas bovinas e bubalinas)

Itapetininga realiza, até o dia 31 de dezembro, a Campanha de Vacinação contra a Brucelose voltada às fêmeas de rebanhos bovinos e bubalinos, com idade entre 3 e 8 meses.

A vacinação obrigatória contra a Brucelose é administrada em uma única dose nas fêmeas e não precisa ser ministrada novamente no decorrer da vida útil do animal. Aos machos, por sua vez, não é permitida a vacinação.

A Brucelose bovina é uma doença que se caracteriza por afecções endêmicas como abortamento no terço final de gestação e é uma doença de notificação obrigatória ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e também para a Organização Mundial da Saúde Animal (OMSA). Sua incidência causa prejuízos econômicos e depreciação do valor social da propriedade foco da doença devido à diminuição da produção de carne e leite, do aumento do intervalo entre partos e da queda da taxa de natalidade da espécie.

A campanha é uma iniciativa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio da Defesa Agropecuária, e tem o apoio da Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Fomento ao Agronegócio.

Mais informações: Escritório de Defesa Agropecuária

Endereço:
Rua Coronel Pedro Dias Batista, 1405, centro

Contato: (15) 3271-0804

Imagem sobre Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Prefeitura Municipal


ITAPETININGA