Itapetininga realiza SIPAT 2025 com ações de saúde, bem-estar e segurança no trabalho

Administração - Sexta-feira, 26 de Setembro de 2025


Itapetininga realiza SIPAT 2025 com ações de saúde, bem-estar e segurança no trabalho

A Prefeitura de Itapetininga promoveu entre os dias 23 e 25 de setembro a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) 2025, com uma programação diversificada voltada aos servidores municipais. A iniciativa contou com a participação de diversas secretarias e departamentos, envolvendo atividades focadas na saúde física e mental, segurança no trânsito e combate ao tabagismo.

Durante os três dias de evento, os servidores participaram de palestras, dinâmicas e atendimentos voltados à promoção do bem-estar no ambiente de trabalho. As ações incluíram aferição de pressão arterial, testes de glicemia e exames de prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), realizados por profissionais da área da saúde.

Entre os destaques da programação estiveram as atividades conduzidas por um educador físico, que realizou sessões de alongamentos funcionais com foco na melhoria da circulação e alívio de dores musculares. Também foi realizada uma palestra com uma psicóloga, que abordou temas como síndrome de burnout, pressão no ambiente de trabalho e saúde mental.

A segurança no trânsito também foi abordada em uma palestra ministrada por uma técnica de trânsito, representando a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Defesa Civil. A apresentação trouxe informações sobre inovações tecnológicas no trânsito, como o uso de novos radares, sistemas de monitoramento e modernização da fiscalização, além de orientações gerais sobre segurança viária.

Outro tema de destaque foi a prevenção ao tabagismo. Um técnico especializado ministrou palestra sobre os perigos do consumo de produtos derivados do tabaco, abordando os impactos à saúde e estratégias de prevenção.

A programação da SIPAT se estendeu por três dias:

Terça-feira, 23 de setembro, das 7h às 10h, com visita à Garagem Municipal. Durante o período, colaboradores da Secretaria de Serviços Públicos receberam orientações práticas sobre segurança no trabalho.

Quarta-feira, 24 de setembro, das 15h às 17h, a equipe da CIPA esteve na sede da Secretaria de Educação, onde os servidores participaram de atividades educativas e palestras.

Quinta-feira, 25 de setembro, das 15h às 17h, ocorreu o encerramento oficial da SIPAT 2025, no Auditório Municipal “Alcides Rossi”, anexo ao Paço Municipal. O evento contou com a presença de diversos servidores.

A SIPAT 2025 reforçou o compromisso da Prefeitura de Itapetininga com a saúde, segurança e qualidade de vida dos seus servidores, promovendo a conscientização e a prevenção como pilares de um ambiente de trabalho mais seguro e saudável.

Imagem sobre Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Prefeitura Municipal


ITAPETININGA