Museu Catavento inicia atividades em Itapetininga neste sábado

Cultura e Turismo - Sexta-feira, 12 de Setembro de 2025


Museu Catavento inicia atividades em Itapetininga neste sábado

A carreta itinerante do Museu Catavento já está em Itapetininga e abre suas portas para visitação a partir deste sábado, 13 de setembro, permanecendo na cidade até o dia 18. A estrutura está instalada ao lado do Ginásio Municipal de Esportes “Ayrton Senna da Silva”, na Vila Barth. O espaço funcionará todos os dias, das 8h30 às 17h30, com entrada gratuita. Cada visita tem duração aproximada de 20 minutos e pode receber até 20 pessoas por sessão.

Orientações e inscrições para escolas e grupos

As escolas e grupos interessados em participar devem realizar inscrição prévia na Casa da Cultura (sede da Secretaria de Cultura e Turismo), localizada na Rua Benjamin Constant, 327, Centro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Informações também podem ser obtidas pelo telefone (15) 3272-3401.

Museu Catavento: Ciência sobre rodas

Instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, o Museu Catavento traz a carreta itinerante do projeto “Ciência que vai até você”, integrante do programa CultSP na Estrada, que leva experiências científicas e oficinas educativas para diferentes regiões do Estado.

Com 20 metros de comprimento e 60m² de área interna expansível, a carreta reúne nove experimentos nas áreas de física, química, biologia, geografia e história. O circuito dura cerca de 25 minutos e conta com acompanhamento de quatro educadores, que atuam como mediadores das experiências.

Entre os destaques estão o Gerador de Van de Graaf (que faz os cabelos “ficarem em pé”), a bicicleta ergométrica geradora de energia, uma maquete tridimensional do núcleo da Terra e a instalação que reproduz o canto de 30 espécies de aves brasileiras.

Além do espaço interno, haverá oficinas educativas na área externa, em parceria com espaços culturais locais, reforçando a missão do Catavento de democratizar o acesso à ciência de forma divertida e participativa.

MUSEU CATAVENTO – CARRETA ITINERANTE

Local: Ao lado do Ginásio Municipal de Esportes “Ayrton Senna da Silva”

Rua Jacira Ayres Holtz, 230, Vila Barth

Data: 13 a 18 de setembro

Horário: das 8h30 às 17h30

Entrada gratuita – limite de 20 pessoas por visita

Inscrições (escolas e grupos): Casa da Cultura – Rua Benjamin Constant, 327, Centro (segunda a sexta, das 9h às 17h)

Informações: (15) 3272-3401

Imagem sobre Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Prefeitura Municipal


ITAPETININGA