Itapetininga mobiliza órgãos ambientais para localizar capivara possivelmente ferida na Marginal dos Cavalos
Defesa Animal - Terça-feira, 12 de Agosto de 2025

A Prefeitura de Itapetininga, por meio subsecretaria de Defesa Animal, e em parceria com órgãos ambientais, está mobilizada para localizar e resgatar uma capivara que circula pela mata à beira da Marginal dos Cavalos e que, segundo imagens que circulam nas redes sociais, estaria com um tipo de argola de aço ou arame preso ao corpo.
Participam da mobilização Subsecretaria de Defesa Animal, Polícia Militar Ambiental, Guarda Civil Municipal, Setor de Proteção Animal da Polícia Civil, Secretaria do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil) e CEMPAS Botucatu - Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Selvagens.
Ainda não é possível confirmar se o animal está ferido, mas equipes especializadas já estão em campo para realizar a captura segura e prestar o atendimento necessário. A prioridade é garantir o bem-estar do animal, evitando riscos à sua saúde e à segurança da população.
A orientação é que, caso alguém aviste a capivara, não tente se aproximar ou capturá-la. O correto é acionar imediatamente os órgãos competentes pelos canais oficiais da Prefeitura, através do 153 (GCM), informando o local e, se possível, registrando imagens para auxiliar na localização.
Capivaras vivem em grupos e, durante o período noturno, podem aproveitar para socializar. São animais comuns de serem vistos em áreas de ribeirões e represas, pois se alimentam de vegetação aquática e rasteira.
A Prefeitura reforça seu compromisso com a proteção da fauna silvestre e pede a colaboração de todos para que a operação seja realizada de forma segura e responsável.
.jpeg/WhatsApp%20Image%202025-08-12%20at%2017_50_02%20(1)__420x512.jpeg)


