Itapetininga realiza sua 1ª Conferência Municipal de Políticas para Mulheres com ampla participação comunitária e institucional
Políticas Públicas para Mulheres - Segunda-feira, 04 de Agosto de 2025

No dia 28 de julho, a cidade de Itapetininga sediou, no auditório da OAB – Subseção Itapetininga, a 1ª Conferência Municipal de Políticas para Mulheres, um marco na formulação de diretrizes públicas voltadas à promoção dos direitos, da equidade e do bem-estar das mulheres no município.
Convocada pela Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDMI), a conferência reuniu lideranças comunitárias, lideranças políticas, representantes de associações, servidoras públicas e representantes da sociedade civil. O evento teve como objetivo central debater e propor políticas públicas focadas em quatro eixos temáticos: saúde da mulher; enfrentamento à violência de gênero; participação política e cidadania; e autonomia econômica e empreendedorismo.
As participantes se dividiram em grupos de trabalho para discutir propostas em seus respectivos eixos, que resultaram em diversas sugestões práticas — entre elas: Criação de rede municipal de enfrentamento à violência; Instituição de políticas de cuidado à maternidade atípica; Fortalecimento da comunicação intersetorial para ações voltadas às mulheres e Reforço da participação política feminina com financiamento adequado aos municípios.
Ao fim do evento, foram eleitas as delegadas que representarão Itapetininga na V Conferência Estadual de Políticas para Mulheres, com destaque para a eleição paritária entre representantes do poder público e da sociedade civil.
A Secretária da pasta celebrou o engajamento das participantes: “Esta conferência não foi apenas um espaço de escuta, mas de construção coletiva de soluções para as mulheres itapetininganas”.


