Guarda Municipal orienta sobre cerol no período de férias

Trânsito e Cidadania - Segunda-feira, 21 de Dezembro de 2015


Guarda Municipal orienta sobre cerol no período de férias

Com a proximidade do período de férias, a Guarda Civil de Itapetininga, sempre preocupada com ações preventivas, orienta para que não sejam utilizadas nas pipas e seus acessórios materiais cortantes.

Conhecidas popularmente como: CEROL (pó de vidro triturado e misturado à cola) e linha Chilena (pó de alumínio misturado à cola), esses materias oferecem altíssimo risco, sendo que no caso da “chilena”, o potêncial cortante da linha é maior que de uma faca. O município, já teve vítimas fatais e outras sofreram graves ferimentos graças a esse comportamento irresponsável. Além disso, as aves também sofrem com as consequências dessa brincadeira já que as linhas se tornam imperceptíveis no ar e frequentemente os pássaros se enroscam tendo partes do seu corpo decepadas.

Nas férias de julho, a Guarda Municipal e parceiros realizou a campanha de combate ao Cerol, realizou mais de 400 (quatrocentas) apreensões de carretéis de linha com substâncias cortantes.

A Lei Municipal nº 4.934/2005, proíbe o comércio dessas substâncias e também seu uso em pipas e rabiolas, prevendo multa de até R$ 7.695.00, para quem comercializa e utiliza nas pipas. O Código Penal também prevê responsabilidade criminosa a aquele que oferecer riscos a vida.

 

Fica a Dica

 

1.    Monitorem seus filhos. Verifiquem as linhas e componentes das pipas;

2.    Observe as companhias dos seus filhos;

3.    Permita essa brincadeira apenas em locais seguros, nada de proximidades das redes elétricas e vias movimentadas;

4.    Fique atento. Muitos utilizam a desculpa de empinar pipas, para comercializar substâncias ilícitas;

5.    As crianças e adolescentes quando estão em grupo, tem seu comportamento alterado: correm distraídas entre veículos, sobem em muros e telhados;

Não permita que uma brincadeira de mais de 2 mil anos seja motivo para uma tragédia.

 

 

Prefeitura Municipal


ITAPETININGA