Prefeitura de Itapetininga informa que Adiaesp recebe embalagens vazias de agrotóxicos

Agricultura e Agronegócio - Quinta-feira, 27 de Abril de 2023


Prefeitura de Itapetininga informa que Adiaesp recebe embalagens vazias de agrotóxicos

A Prefeitura de Itapetininga informa, aos produtores rurais do município, que a Associação dos Distribuidores de Insumos Agrícolas do Estado de São Paulo (Adiaesp) recebe, mediante agendamento, embalagens vazias de agrotóxicos para o descarte correto. Afinal, sãomateriais que não fazem parte do sistema convencional de reciclagem

         Todos os produtores rurais do município que utilizam defensivos agrícolas devem realizar a devolução das embalagens vazias. O posto de funciona mediante agendamento, pelo telefone (15) 99698-0967. Os horários de entrega serão de  segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h30. O endereço é  Rodovia Aristides da Costa Barros, km 9, Bairro Quaresma, Itapetininga, na unidade da Adiaesp. 

         De acordo com a Secretaria de Agricultura, Agronegócio, Trabalho e Desenvolvimento,  o objetivo é informar e conscientizar os produtores rurais para que as embalagens vazias de defensivos agrícolas tenham um destino ambientalmente correto, conforme determinam as legislações vigentes. A medida visa contribuir para uma cidade mais limpa e sustentável, evitando danos ao meio ambiente e à saúde. 

                   Conforme ainda a pasta do Agronegócio, a ação visa realizar a logística reversa, por meio das responsabilidades compartilhadas, entre agricultores, fabricantes, canais de distribuição, com o apoio do poder público. Retornam ao ciclo produtivo como matéria-prima de outros, sejam novos recipientes ou artefatos de outras indústrias. 

 

Lavagem e perfuração 

         O produtor rural deve fazer a tríplice lavagem ou lavagem sob pressão das embalagens vazias, bem como perfurar o fundo delas para inutilizá-las e evitar o seu reaproveitamento. É necessário fazer o correto armazenamento e, até um ano após a compra, entregá-las na unidade de recebimento indicada na nota fiscal de venda. No momento de devolução das embalagens, o agricultor recebe um comprovante, a ser guardado por mais um ano, para o caso de haver uma fiscalização.

 

Adiaesp

A Adiesp mantém postos de recolhimentos nos municípios. Itapetininga é uma das cidades que tem uma unidade da associação, seguindo os preceitos da Lei nº 9.974/00, que disciplinou também sobre a implantação de unidades de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas. Adiaesp tem como foco atuar operacionalmente na embalagens agrotóxicas, representando os associados perante os órgãos públicos e contribuindo no cumprimento da legislação.

 

ODS – 03 - Saúde e Bem-Estar

ODS – 04 – Educação de qualidade

ODS – 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis

ODS – 13 - Ação contra a mudança global do clima

ODS – 14 – Vida na Água

ODS – 15 – Vida Terrestre

 

Prefeitura Municipal


ITAPETININGA