Itapetininga realiza “Jornada Respiratória 2023” com palestra para abordar Tuberculose, HIV, Asma Grave e Tabagismo

Saúde - Sexta-feira, 03 de Março de 2023


Itapetininga realiza “Jornada Respiratória 2023” com palestra para abordar Tuberculose, HIV, Asma Grave e Tabagismo

Itapetininga realizou a Jornada Respiratória 2023 nesta sexta-feira, dia 3, com a presença de 200 profissionais de saúde e servidores municipais. Com diversos especialistas, foram feitas abordagens sobre enfermidades como Tuberculose, HIV, Asma Grave e Tabagismo e Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). O encontro foi realizado no Auditório Municipal “Alcides Rossi”.

Coordenado pelo médico Marcelo Nunes Cardoso, que há 17 anos é pneumologista da rede municipal de Saúde de Itapetininga, o ciclo de palestras tem a parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e conta com o apoio de vários segmentos do setor. Ele explicou que, entre 2006 e 2022, foram registrados 695 casos de Tuberculose em Itapetininga.

Com uma equipe multiprofissional, na Vigilância Epidemiológica Municipal, o médico aponta que a unidade oferece tratamento completo, com medicação supervisionada. O coeficiente de mortalidade foi um dos mais baixos do estado de São Paulo, com 1,2 morte por 100 mil habitantes e com nenhum caso de abandono registrado em 2020, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde. 

“Tivemos um dia inteiro para abordarmos e debatermos diversas doenças relacionadas ao trato respiratório, inclusive, com o esclarecimento de dúvidas. Também incluímos em nossa programação temas como os danos provocados pelo uso do cigarro eletrônico e narguilé, infelizmente tão difundidos na sociedade, bem como os males trazidos pelo tabagismo convencional, com cigarro industrializado”, destacou o médico, organizador do evento. 

A proposta, de acordo com o pneumologista, é levar orientações sobre as doenças do trato respiratório, com informações sobre novos testes, tratamento, diagnósticos e condições especiais que a doença respiratória afeta. No ciclo de palestras, estavam presentes especialistas de instituições médicas da cidade e do estado de São Paulo.

Prefeitura Municipal


ITAPETININGA