Itapetininga fecha 2022 com queda de mais de 95% nos casos de dengue

Saúde - Terça-feira, 03 de Janeiro de 2023


Itapetininga fecha 2022 com queda de mais de 95% nos casos de dengue

Itapetininga, no interior de São Paulo, fechou o ano de 2022 com uma queda de 95,05% no número de casos de dengue em um comparativo com 2021. De acordo com dados do Departamento Municipal de Vigilância Epidemiológica, até 31 de dezembro, foram confirmados 77 casos da doença transmitida pelo Aedes Aegypti, enquanto que em 2021 foram 1.554. Não foram registrados óbitos pela doença na cidade em ambos os períodos.

Os números de Itapetininga ganham ainda maior destaque quando confrontados com os atuais cenários estadual e nacional. No Brasil, as estatísticas divulgadas pelo Ministério da Saúde no último dia 26 de dezembro apontam mais de 1,4 milhão de casos prováveis registrados em 2022, com mais de 970 óbitos decorrentes da doença. 

De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde, o estado de São Paulo se mantém à frente em número de mortes, com 278 óbitos registrados. Foram, ainda, mais de 325 mil casos da doença, de acordo os dados da Secretaria de Estado da Saúde.

Prevenção e Conscientização

Durante o decorrer de todo o ano, as equipes de Controle de Vetores, setor vinculado à Secretaria de Saúde, realizam ações de controle, prevenção e conscientização com relação à proliferação do mosquito transmissor da dengue. As estratégias são elaboradas após reuniões com técnicos especializados na área e desenvolvidas em parceria com as demais secretarias, em ações multidisciplinares.

Entre as ações da Prefeitura de combate à dengue estão:

- Mutirões de Limpeza – realizados periodicamente nos bairros da área urbana e rural. Com a participação das Secretarias de Saúde e Serviços Públicos. Em 2022 foram realizados 11 mutirões no município em diversos bairros. Ao todo, 775 toneladas de materiais inservíveis foram retiradas do meio ambiente.

- Visita às residências – equipes do Setor de Controle de Vetores vistoriam as residências e orientam os moradores. Ação realizada durante todo o ano em todos os bairros da cidade.

- Patrulha Mirim – ação implementada em 2022 pela Prefeitura de Itapetininga no combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika, realizada em escolas de Itapetininga e que conta com a participação ativa dos alunos na identificação de locais com acúmulo de água que possam servir como locais de reprodução do mosquito. O programa é uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde, de Educação e Derita.

- Limpeza no Rio Itapetininga – periodicamente a Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com as secretarias de Serviços Públicos, Trânsito e Defesa Civil, realiza a retirada de materiais descartados irregularmente do leito do Rio Itapetininga e proximidades. A ação, além de eliminar focos do mosquito Aedes Aegypti, contribui para a boa qualidade da água e auxilia na preservação de espécies animais aquáticas e terrestres.

- Novo Ecoponto - O local correto para descarte de materiais inservíveis é o Ponto de Entrega Voluntário (PEV), mais conhecido como novo Ecoponto. O local está disponível para pessoas físicas para o descarte de inservíveis de pequenos volumes. No local, as pessoas encontram caçambas identificadas por tipo de resíduo: construção civil, jardinagem, madeiras e materiais recicláveis. O novo Ecoponto fica à rua Alceu Corrêa de Moraes 1.109, no Jardim Vieira de Moraes, em frente a Cooperita e funciona de segunda a sábado (exceto feriados), das 8 às 17 horas.

- Cooperita – Cooperativa para entrega de materiais recicláveis.  Localizada à rua Orlando Scotto, 68 e funciona de segunda a sexta, das 8 às 17 horas.

- Campanhas de conscientização – realizadas por meio dos agentes de endemias, veículos de comunicação e palestras educativas em escolas e comunidades.

- Capacitações técnicas – os agentes de endemias, em parceria com órgãos técnicos estaduais, passam por capacitações periodicamente para implementação de estratégias de combate à dengue no município e mapeamento dos casos no município.

- SAC 156 – ligação gratuita para denúncias. As reclamações são apuradas pelo Setor de Fiscalização de Posturas. De segunda a sexta, das 9 às 17 horas.

- Atende Fácil – onde o morador protocola pessoalmente sua reclamação. É importante que o morador leve seus documentos, fotos e endereço do local. De segunda a sexta, das 9 às 17 horas.

A Prefeitura pede a colaboração da população no combate à dengue para que não acumule materiais em casa, nos quintais e não descartem materiais em locais irregulares.

Prefeitura Municipal


ITAPETININGA