Educação ambiental com atividades práticas é desenvolvida com alunos da Rede Municipal de Itapetininga

Meio Ambiente - Sexta-feira, 16 de Dezembro de 2022


Educação ambiental com atividades práticas é desenvolvida com alunos da Rede Municipal de Itapetininga

Enzo tem 10 anos e aprovou a atividade ao ar livre. “Que clima diferente. É parecido com o ar fresco da fazenda. Aqui, aprendi mais sobre cuidados com o meio ambiente, poluição e lugar de lixo não é no chão”, disse o estudante.

Já a Marissol de 8 anos aprendeu sobre os cuidados com a natureza e o meio ambiente. Gostou de ouvir os sons da natureza e dos pássaros na fazenda e aprender sobre as plantas.

Mais de 30 crianças com idade entre 6 e 10 anos participaram de uma atividade desenvolvida sobre Educação Ambiental na Estação Experimental de Itapetininga. Alunos do CEC – Centro de Educação Complementar “Padre Plinio” e da EMEF “Profª Maria Apparecida Idálio”. Iniciativa da Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Instituto Florestal. 

Durante algumas horas, eles aprenderam sobre: Biomas e diferença entre árvores nativas e exóticas, importância de plantar as árvores, mas também atentar que existem espécies certas nos locais corretos, cuidar do meio ambiente e não jogar lixo nem poluir, como o som da natureza é diferente do da cidade, sobre os seres humanos serem também parte do meio ambiente e na oportunidade, conheceram o viveiro de mudas e o “berçário” onde são germinadas as sementes que serão cultivadas em mudas. 

Depois de tantas novidades e conhecimento, o Alan de 10 anos disse que o que mais gostou foi conhecer o viveiro e o berçário de mudas. “Gostei muito, mas muito mesmo”, completou.

Gabriela e Matheus trabalham no CEC. Gabriela disse que não conhecia a Fazenda do Estado nem o projeto Mudas da Cidade. Na opinião dela é muito importante levar mais escolas e crianças para conhecer e ter mais contato com a natureza. 

Matheus destacou que gostou muito do lugar, mesmo não sendo um grande fã do “mato”. Para ele, o lugar é muito bom para as crianças, e é importante que elas saiam um pouco da sala de aula e tenham contato com a natureza. “Educação ambiental se completa na prática. É de grande importância para nós e principalmente para os alunos”, finalizou. 

Prefeitura Municipal


ITAPETININGA