Escolas Estaduais de Itapetininga são homenageadas no seminário de encerramento do Projeto Patrulha da Dengue

Saúde - Terça-feira, 06 de Dezembro de 2022


Escolas Estaduais de Itapetininga são homenageadas no seminário de encerramento do Projeto Patrulha da Dengue

Após o sucesso do Projeto Patrulha da Dengue implementado com os alunos das escolas municipais de Itapetininga no 1º semestre deste ano, com a participação de aproximadamente 6.700 estudantes de 25 unidades de ensino, neste 2º semestre o projeto foi desenvolvido em 10 escolas estaduais das áreas urbanas e rurais, selecionadas para o projeto piloto, contemplando 3.884 adolescentes. 

O projeto é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Itapetininga, numa parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Educação, Secretaria de Meio Ambiente e Diretoria de Ensino Região de Itapetininga (DERITA). O objetivo é firmar parcerias duradouras e sólidas, numa rede colaborativa de benefícios coletivos para o enfrentamento das arboviroses no município.

O propósito também foi sensibilizar, mobilizar, capacitar e organizar a comunidade escolar: alunos, professores, gestores e demais funcionários, com vistas ao cuidado com o ambiente de ensino,e incentivar o protagonismo entre os alunos, com a participação ativa dos adolescentes na composição da patrulha, compartilhando com eles a responsabilidade do cuidado e preservação do meio ambiente e a saúde coletiva, incentivando o senso de coletividade e responsabilidade social. 

Isso ocorreu por meio da formação de patrulhas fiscalizadoras que realizam vistorias semanais na escola, de modo a evitar a instalação e reprodução dos mosquitos Aedes aegypti e, consequentemente, reduzir o risco de disseminação das arboviroses dentro das dependências da unidade e no entorno da escola. Cada unidade desenvolveu estratégias para multiplicar o conhecimento dentro da escola e na comunidade local.

A expectativa é de que as práticas adquiridas na adoção da rotina, naturalmente moldem mudanças de comportamentos, voltados para hábitos mais saudáveis e que serão expandidos e multiplicados no seio familiar, na vizinhança e em toda sociedade, a curto, médio e a longo prazo. 

E para finalizar o ciclo de trabalho, na manhã da última segunda-feira (5), foi realizado na DERITA, o seminário de encerramento do projeto, onde cada escola apresentou as boas práticas desenvolvidas, destacando e compartilhando com os alunos e para os técnicos do Núcleo Pedagógico e do Departamento de Vigilância Epidemiológica, as experiências bem-sucedidas do projeto.

Como forma de reconhecimento, todas escolas receberam Certificado de Congratulações. entregue pela Dirigente Regional de Ensino, Vera Lúcia Viana Vieira de Paula e pela Prefeitura de Itapetininga.

Para o ano de 2023, a proposta é expandir o projeto para todas as 26 escolas estaduais, levando novas temáticas a serem abordadas. No primeiro semestre, serão as Arboviroses, Animais Peçonhentos e Meio ambiente, com ênfase nos cuidados com os resíduos sólidos. Já no segundo semestre, a expectativa é trabalhar as Infecções Sexualmente Transmissíveis e oferta da vacina HPV. 

Prefeitura Municipal


ITAPETININGA