Prefeitura de Itapetininga leva Patrulha Mirim contra a dengue ao Central Parque 4L e nebulização às casas no Jardim Bela Vista

Saúde - Sexta-feira, 13 de Maio de 2022


Prefeitura de Itapetininga leva Patrulha Mirim contra a dengue ao  Central Parque 4L e nebulização às casas no Jardim Bela Vista

Os técnicos da Vigiância Epidemiológica mantém as ações ativas contra a dengue. Nesta quinta-feira, dia 12, foi realiza palestra para os alunos da EMEF Francisco Fabiano  Alves, no Central Parque 4L. As atividades fazem parte da Patrulha Mirim contra a Dengue. No mesmo dia, a equipe da Vigilância fez nebulização nas casas no Jardim Bela Vista. 

Durante o evento na escola, as crianças e os adolescentes foram informados quais são as medidas simples para evitar transmissão da doença no dia a dia. Com a palestra, a Vigilância espera criar uma  Patrulha Contra a Dengue no bairro.  

O trabalho tem como finalidade mobilizar os estudantes. A partir disso, levar orientações adequadas para suas famílias, amigos e vizinhos para ampliar a prevenção e reduzir o número de casos da doença em Itapetininga.

Já na Bela Vista, a equipe percorreu moradias  com quintais com entulhos, pneus, poços, garrafas e latas. Foram aplicados inseticidas que matam apenas insetos na fase adulta. A nebulização é mais uma ferramenta contra os focos do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya e Febre Amarela. 

O uso do inseticida não é eficaz no combate ao mosquito na sua fase aquática: ovo, larva, pupa, dentro dos criadouros com água parada. Portanto,   na fase inicial, é uma responsabilidade compartilhada, explicam os técnicos da Vigilância Epidemiológica. 

Prefeitura Municipal


Itapetininga