Carreta da Mamografia em frente ao Atende Fácil da prefeitura em maio

Saúde - Segunda-feira, 25 de Abril de 2022


Carreta da Mamografia em frente ao Atende Fácil da prefeitura em maio

Itapetininga irá receber, em maio, a carreta-móvel da Mamografia que tem como objetivo prevenir precocemente o câncer. A previsão é de que o caminhão chegue ao município no dia 30 de abril, e que partir do dia 2 de maio, sejam iniciados os testes nas instalações. O público será atendido entre 3 e 14 de maio. Esta é a terceira vez que a carreta irá oferecer esse serviço em Itapetininga.

A iniciativa integra o Programa “Mulheres de Peito”, da Secretaria de Estado da Saúde. O caminhão estará estacionado em frente ao Atende Fácil, no Paço Municipal. Durante a semana, das 8h às 17 e no sábado, das 8h às 11h. 

Serão distribuídas 50 senhas diárias para atendimento. A iniciativa da Secretaria tem como objetivo ampliar o acesso e incentivar as mulheres a realizarem exames de mamografia pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em todo o Estado. Para isso, as carretas percorrem os municípios paulistas ininterruptamente.

A carreta-móvel oferece mamografias gratuitas e sem necessidade de pedido médico ou agendamento para mulheres de 50 a 69 anos, em consonância com portaria federal. Basta apresentar RG e cartão SUS para ser atendida. As mulheres com idade de 35 a 49 anos e acima de 70 anos também podem ser atendidas, desde que apresentem a solicitação médica do exame, RG e cartão do SUS.

Caso seja detectado algum problema nos exames realizados nas carretas as pacientes serão encaminhadas para tratamento no Centro de Saúde da Mulher “Amanda Coelho da Silva”, serviço especializado gratuito disponibilizado pela Prefeitura de Itapetininga.

Prefeitura Municipal


ITAPETININGA