Itapetininga é a 8ª cidade do Brasil e 1ª na RMS com maior cobertura vacinal

Saúde - Quinta-feira, 10 de Junho de 2021


Itapetininga é a 8ª cidade do Brasil e 1ª na RMS com maior cobertura vacinal

Itapetininga é a 8ª cidade no país e 1ª na Região de Metropolitana de Sorocaba entre os municípios com 150 mil a 199.999 habitantes com maior cobertura vacinal, aponta o Ranking de Competitividade dos Municípios, análise inédita elaborada pelo Centro de Lideranças Públicas.

O ranking inédito avaliou a eficiência de políticas públicas realizadas nos 405 maiores municípios de todo o Brasil, representando as cidades do país com mais de 80 mil habitantes. 

Avaliada pelo estudo com nota 76,38 neste perfil, Itapetininga também se destaca na região Sudeste, ocupando a 5ª posição e no estado de São Paulo, no 3º lugar, de acordo com avaliação do Centro de Liderança Pública.

Os números ganham força se comparados aos dados do Vacinômetro, plataforma digital do Governo do Estado de São Paulo que permite à população acompanhar o número de pessoas que foram vacinadas contra a Covid-19.

Itapetininga aplicou 61.819 doses da vacina contra Covid-19, mais de 82% das doses enviadas. Já foram imunizadas com a primeira dosagem 41.872 pessoas. Se considerada apenas a população adulta, os dados correspondem a aproximadamente 40% dos moradores com mais de 18 anos da cidade. O esquema vacinal já está completo em 19.947 moradores. Segundo o IBGE, o município tem 102.933 habitantes com mais de 18 anos. 

Já quando a cobertura vacinal se refere à imunização contra a gripe, Itapetininga já atingiu um percentual total de 30,7% de vacinação dos públicos-alvo, de acordo com o Sistema Nacional do Programa Nacional de Imunização (SNPNI). Foram aplicadas 19.182 doses da vacina. Ainda segundo a plataforma, a soma dos grupos prioritários da primeira etapa é de 62.087 pessoas.

Dados dos especialistas do CLP apontam o destaque do município neste quesito. A Cobertura da Atenção Básica de Itapetininga está entre as 40 melhores no Brasil. No Sudeste, Itapetininga ocupa a 19ª colocação, com 8º lugar no Estado e 1ª posição na RMS.

Prefeitura Municipal


ITAPETININGA