Itapetininga registra queda de 30% nos acidentes com vítimas durante isolamento

Trânsito e Cidadania - Quarta-feira, 29 de Julho de 2020


Itapetininga registra queda de 30% nos acidentes com vítimas durante isolamento

Com o isolamento social, um dos fatores determinantes para o controle da pandemia do novo Coronavírus, um dos reflexos que podem ser facilmente percebidos é a redução no número de veículos em circulação e, consequentemente, uma queda nos registros de acidentes.

Segundo dados do Programa Respeito à Vida, da Secretaria de Governo do Estado de São Paulo, no período de 24 de março a 30 de junho deste ano, Itapetininga registrou uma queda de 30% nos acidentes de trânsito com vítimas. Foram 195 ocorrências contra 281 no mesmo período de 2019, um resultado evidente do isolamento social.

Paralelamente a estes números, a Prefeitura de Itapetininga, por meio da secretaria de Trânsito tem trabalhado para garantir mais fluidez e segurança nas ruas de toda a cidade. Recentemente, após análises técnicas e atendendo ao pedido de motoristas que trafegam pelos locais, trechos das ruas Alfredo Maia e Dr. Coutinho tiveram alteração em seus sentidos. Além disso, em todo o município, a secretaria tem investido no reforço das sinalizações horizontal e vertical, realizando a manutenção e aferição do tempo dos semáforos, principalmente em cruzamentos com grande fluxo de veículos, instalando faixas elevadas para travessia de pedestres e dando acessibilidade às pessoas com deficiência com semáforos sonoros inteligentes, acionados por botões e com leitura em braile.

Programa Respeito à Vida

Com foco na mobilidade mais segura, o Programa Respeito à Vida foi criado para atuar na viabilização de ações com objetivo de reduzir de acidentes e fatalidades de trânsito.

O Respeito à Vida também é responsável pela gestão do Infosiga SP, sistema pioneiro no Brasil e que publica mensalmente estatísticas sobre acidentes fatais de trânsito nos 645 municípios do Estado. Em outra frente de atuação, o programa mobiliza a sociedade civil por meio de parcerias com empresas e associações do setor privado, além de entidades da sociedade civil.

Prefeitura Municipal


ITAPETININGA