Secretaria de Cultura e Turismo apoia artesãos comunitários

Cultura - Quarta-feira, 12 de Fevereiro de 2014


Secretaria de Cultura e Turismo apoia artesãos comunitários

A Superintendência do Trabalhador Artesanal em Comunidades (Sutaco) é um órgão ligado ao governo estadual, e, em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo de Itapetininga, conta com cerca de 200 artesãos cadastradas no município, que trabalham nas mais diversas técnicas, como reciclagem, patchwork e cartonagem.

De acordo com a coordenação, os artesãos que se filiam à Sutaco recebem apoio para participar de eventos e feiras, além de material de trabalho e oportunidade para fazer cursos na área. É o caso do artesão Antônio Carlos Estanagel, que usa a técnica de reaproveitamento de sucata. Ele é filiado à Sutaco há sete anos e conta, “Ela apoia o artista, ajudando a divulgar e a expor os trabalhos, abrindo-nos muitas portas”.

O Secretaria Estadual de Emprego e Relações do Trabalho acredita que a iniciativa dos artesãos comunitários se unirem é fundamental. A Sutaco existe em Itapetininga desde 2008. A maioria dos filiados vive, atualmente, apenas do artesanato, porém, de maneira informal. Mas, é importante ressaltar que mesmo os artesãos que se formalizam, abrindo microempresas, não precisam se desvincular da Sutaco e podem, inclusive, contar com apoio empresarial e financeiro de órgãos como o Sebrae e o Banco do Povo.

Os artesãos que desejarem se filiar à Sutaco podem se inscrever gratuitamente na Secretaria de Cultura e Turismo, que fica à Rua Saldanha Marinho, 107, Centro. Telefone 3271-3401.

Prefeitura Municipal


ITAPETININGA