400 kg de materiais recicláveis são arrecadados no programa “Câmbio Verde” neste sábado (25), na vila Rio Branco

Meio Ambiente - Segunda-feira, 27 de Janeiro de 2020


400 kg de materiais recicláveis são arrecadados no programa “Câmbio Verde” neste sábado (25), na vila Rio Branco

Durante cinco horas, famílias aproveitaram o sábado (25) para levar materiais recicláveis e trocar por alimento no programa “Câmbio Verde”, na vila Rio Branco, em Itapetininga. Foram arrecadados 400 kg e levados para a Cooperita – Cooperativa de Reciclagem.

Dona Maria de Lourdes, de 68 anos, sempre tem o costume de trocar o material reciclável por alimento. “É um costume que criei e sabendo que posso trocar por alimento é melhor ainda”, disse ao levar os materiais.

Então, você em casa, não deixe de separar materiais recicláveis para trocar por alimento. Sempre os materiais recicláveis são levados para a Cooperita.

O projeto consiste na troca de cada quatro quilos de material reciclável limpo por um quilo de alimento. Eram objetos que estavam na casa das pessoas e que muitas vezes acabariam parando nas nascentes, lagos e ribeirões e até no nosso rio Itapetininga. O “Câmbio Verde” aceita latas de alumínio, embalagem de água sanitária, margarina e detergente, garrafas PET, vidros, mangueiras, plástico filme, PVC, sacolas, papéis do tipo papelão, jornais, livros, cadernos, papel branco e misto.        

Atendendo a pedidos de munícipes e para dar mais igualdade ao sistema de trocas devido ao peso maior dos materiais, a cada 10 kg de vidro ou papelão e papel também é realizada a troca por 1 kg de alimento. Já as latinhas, metais, garrafas PET e plásticos permanecem com a troca sendo realizada com 4 kg de materiais por 1 kg de alimento.

Durante a ação na vila Rio Branco, testes de saúde também foram feitos com quem passou pela praça. “Prevenção é o melhor de tudo”, disse José Vieira de 58 anos, que pratica atividade física diária. “Caminho pelo menos uma hora por dia. Vale a pena”, contou.

Prefeitura Municipal


ITAPETININGA