Quase 4,5 toneladas de materiais recicláveis arrecadadas com o “Câmbio Verde” em 2019

Meio Ambiente e Agricultura - Segunda-feira, 02 de Dezembro de 2019


Quase 4,5 toneladas de materiais recicláveis arrecadadas com o “Câmbio Verde” em 2019

“Um sucesso!” Assim foi mais edição do programa “Câmbio Verde”, que aconteceu no distrito do Tupy. Foram quase 400 kg de materiais recicláveis arrecadados e enviados para a Cooperita – Cooperativa de Reciclagem de Itapetininga. Ao todo, o programa percorreu várias regiões da cidade neste ano e arrecadou quase 4,5 toneladas de materiais recicláveis.

O projeto consiste na troca de cada quatro quilos de material reciclável limpo por um quilo de alimento. Eram objetos que estavam na casa das pessoas e que muitas vezes acabariam parando nas nascentes, lagos e ribeirões e até no nosso rio Itapetininga. O “Câmbio Verde” aceita latas de alumínio, embalagem de água sanitária, margarina e detergente, garrafas PET, vidros, mangueiras, plástico filme, PVC, sacolas, papéis do tipo papelão, jornais, livros, cadernos, papel branco e misto.        

Atendendo a pedidos de munícipes e para dar mais igualdade ao sistema de trocas devido ao peso maior dos materiais, a cada 10 kg de vidro ou papelão e papel também é realizada a troca por 1 kg de alimento. Já as latinhas, metais, garrafas PET e plásticos permanecem com a troca sendo realizada com 4 kg de materiais por 1 kg de alimento.

O Programa “Câmbio Verde” contou com sete edições em 2019. Esteve nos bairros: Vila Sônia, Taboãozinho, Vila Prado, Rechã, Jardim Bela Vista, Vila Belo Horizonte e Tupy.

Prefeitura Municipal de Itapetininga


Estado de São Paulo