Projeto da Biblioteca Municipal é finalista em prêmio de promoção à leitura

Cultura - Quinta-feira, 28 de Novembro de 2019


Projeto da Biblioteca Municipal é finalista em prêmio de promoção à leitura

A Biblioteca Municipal “Dr. Júlio Prestes de Albuquerque” é finalista no Prêmio IPL – Retratos da Leitura, com o projeto Clube do Livro, na categoria Bibliotecas Públicas, Comunitárias ou Escolares. A premiação será em dezembro, em São Paulo.

Concorrendo com bibliotecas de todo o país, a Biblioteca Municipal de Itapetininga ficou entre as 10 melhores em sua categoria, por isso, já ganhou o selo IPL – Retratos da Leitura e poderá estar entre os quatro finalistas, que receberão troféu.

O que é o Clube do Livro?

O Clube do Livro tem o objetivo de promover a leitura e o debate de obras de diversos gêneros, com participação livre e gratuita. Nesses cinco anos, o Clube do Livro conquistou um público fiel, com pessoas que já tinham o hábito da leitura e outras que começaram a ler a partir do projeto. Os primeiros encontros foram conduzidos pelo professor de Língua Portuguesa João Leonel. Atualmente a mediação é feita pela jornalista Fernanda Gehrke, mas qualquer integrante que se sinta apto pode conduzir o encontro e expor seus conhecimentos sobre o livro ou o autor.

Para fechar o ano, o Clube do Livro realiza um sarau, em que artistas locais de vários segmentos podem se apresentar, seja com poesia, dança, teatro, música ou artes plásticas. E, para confraternizar, também acontece o Amigo Livro, com troca de presentes entre os participantes.

Palavra de quem participa

Ana Maria Ramos é membro do Clube do Livro desde o começo. “O Clube do Livro é marcado por ser um encontro democrático, uma vez que todos os membros podem sugerir obras para leitura e debate e a escolha é sempre feita por meio de votação”.  Ela ainda conta que já gostava de ler, porém o Clube a aproximou de livros clássicos e de bons autores contemporâneos. E finaliza dizendo que admira muito a generosidade e a dedicação dos participantes, partilhando tempo e conhecimento.

Regina Célia Hungria também participa há muito tempo. Ela destaca o quanto o Clube do Livro pode abrir os horizontes em todos os aspectos. “Eu sempre gostei de ler, comecei com quadrinhos quando criança. Conheci o Clube do Livro a partir de outro movimento de leitura, o Leia Mulheres. Logo me encantei, porque abriu um leque com a oportunidade de ler todo tipo de literatura, desde livros-reportagem até clássicos e também conversamos com pessoas diferentes e cada um enriquece o debate com sua própria visão do tema”.

Em junho deste ano, no encontro de cinco anos do Clube do Livro, o professor especialista em Literatura, João Leonel, declarou que “Participar do Clube do Livro é uma oportunidade de se encontrar na pessoa do outro. O texto promove a experiência do diálogo. Essa troca de experiência é uma riqueza”.

O primeiro livro do Clube foi O cavaleiro inexistente, de Ítalo Calvino. Nesses cinco já foram lidos autores como José Saramago, Clarisse Lispector, Virginia Woolf, Cora Coralina, Anne Frank, Gustave Flaubert, Franz Kafka, Shakespeare, Marcel Proust, Guimarães Rosa e Machado de Assis e muitos outros.

Se você deseja participar, basta acompanhar a página no Facebook, para saber a data e o livro do mês. Aí, é só comparecer. A Biblioteca Municipal fica à rua Campos Salles, 175, centro. Telefone (15) 3272-3265.

Sobre o Prêmio IPL – Retratos da Leitura

O Instituto Pró Livro é uma associação de caráter privado e sem fins lucrativos, mantida especialmente por editoras, com o objetivo principal de fomentar a leitura e difundir o livro.

O Prêmio Retratos da Leitura mapeia, valoriza e qualifica iniciativas de bibliotecas públicas e comunitárias, organizações da sociedade civil, de veículos de comunicação e da cadeia produtiva do livro para ações de fomento à leitura e difusão do livro. Este ano, o patrono do prêmio é o escritor Pedro Bandeira.

Prefeitura Municipal de Itapetininga


Estado de São Paulo