Colabore você também com os coletores de Itapetininga

Serviços Urbanos - Segunda-feira, 13 de Maio de 2019


Colabore você também com os coletores de Itapetininga

Quebrei um copo em casa! E agora? Faço o quê? Algumas questões que merecem cuidado especial. Isso mesmo. Nesse caso, é preciso saber como fazer para que nenhum acidente aconteça.

Copo, garrafa, prato e peças pontiagudas. Qualquer objeto cortante quebrado deve ser recolhido com cuidado do lugar e antes de colocar em saco plástico é necessário que seja embrulhado em papel de jornal para que depois seja colocado para o descarte correto.

Diariamente, os coletores percorrem as ruas de Itapetininga recolhendo os sacos e muitas vezes, encontram materiais cortantes. Acidentes acontecem! Para isso, é preciso consciência de todas as pessoas para que não coloquem esse tipo de material sem estar embrulhado.

“Muitas vezes, os coletores percebem que há vidros e até materiais de saúde, como seringas e isso pode machucar. Agradecemos a colaboração de muitas pessoas que só colocam os sacos plásticos no dia em que há coleta no bairro. Agora, pedimos que se alguém tiver materiais cortantes, que embrulhem e assim, vamos evitar acidentes”, disse a secretária de Serviços Públicos.

 

“Lixo descarte com responsabilidade”

Seja responsável na hora de descartar o lixo que contenha materiais que possam por em risco a vida e a saúde dos profissionais que realizam a coleta. Sabemos, que os acidentes desta natureza podem ser evitados.

Ao descartar qualquer um dos materiais já citados, os procedimentos de segurança são basicamente os mesmos para todos, como por exemplo, embrulhar, embalar e identificar

Cuidados simples ao fazer o descarte

Passo a passo:

•        Vidros: coloque-os em caixas de papelão, passe uma fita adesiva e identifique “CUIDADO VIDRO”.

•        Vidros quebrados: embrulhe-os com folhas de jornais, dependendo do volume os cacos podem ser depositados em caixas de leite, ou mesmo em caixas de papelão, passe uma fita adesiva e identifique “CUIDADO VIDRO QUEBRADO”.

•        Latas de conservas: coloque a tampa para dentro da lata, depois a amasse na lateral.

•        Espetos de madeira: deposite-os em garrafa PET, depois feche-a.

•        Lamina de barbear: deposite-a em caixa de leite, devidamente lacrada e identifique-a “CUIDADO LAMINA DE BARBEAR”.

Importante ressaltar que mesmo depois de realizar estes procedimentos, estes resíduos não devem ser depositados dentro do saco de lixo, o mais adequado é deixa-lo ao lado do saco de lixo, em uma caixa de papelão para uma fácil visualização do coletor.

Lembramos que atitudes e gestos simples como estes, podem evitar que os acidentes aconteçam.

Pense nisso!

Prefeitura Municipal


ITAPETININGA