“Azul como o Céu” é o projeto desenvolvido no Sistema Municipal de Ensino de Itapetininga

Educação - Quinta-feira, 11 de Abril de 2019


“Azul como o Céu” é o projeto desenvolvido no Sistema Municipal de Ensino de Itapetininga

O projeto “Azul como Céu” originou-se por meio do Departamento de Educação Inclusiva e suporte de aprendizagem (DEISA) em 2017, e foi reelaborado a fim de levar informações aos professores e auxiliares, sobre o que é o Transtorno do Espectro Autista de maneira que saibam lidar com a criança que possui o transtorno, promovendo assim a inclusão de fato.

O autismo ou Transtorno Espectro (T.E.A) é um transtorno de desenvolvimento que geralmente aparece nos três primeiros anos de vida e compromete as habilidades de comunicação e interação social.

Os encontros serão conduzidos pelas especialistas Carla Fernanda Leme de Araújo Adachi (fonoaudióloga) e Cristiana de Oliveira Nalesso (Psicopedagoga), e neste primeiro encontro contaram com a presença do Coordenador Fabricio Henrique de Oliveira, supervisora Neusa Aparecida Gomes de O. G. de Souza e a representante da Promoção Social Mariana Siqueira Gomes, que esclareceu sobre o Benefício de Prestação Continuada (B. P. C). O projeto terá duração de 7 encontros, sendo um em cada mês.

Durante os encontros são abordados assuntos referentes ao aluno com Transtorno Espectro Autista, suas características comportamentais, sua comunicação, socialização, aprendizagem, alimentação e higiene.     Conforme palavras do Coordenador Fabrício Henrique de Oliveira “Nossos encontros são em formato de roda visando trocar experiências e vivências na escola, reflexão da prática educativa e confecções de materiais”.

Ao recebermos as informações e orientações adequadas é possível ter a conscientização de tamanha importância da inclusão para a criança, seus familiares e sociedade no todo.

As formações se fazem imprescindíveis, a fim de oferecer aos educadores conhecimentos básicos e essenciais para que aconteça uma inclusão adequada sendo de complementação ou suplementação na formação do aluno.

Prefeitura Municipal


ITAPETININGA