Itapetininga conta agora com sala especializada 24h no atendimento à vítima de agressão sexual

Saúde - Terça-feira, 05 de Fevereiro de 2019


Itapetininga conta agora com sala especializada 24h no atendimento à vítima de agressão sexual

Uma sala especializada 24 horas para atender mulheres e crianças vítimas de agressão sexual vai funcionar na nova sede administrativa do IML – Instituto Médico Legal de Itapetininga, localizada à rua Coronel Afonso, 820, centro. O IML está realizando a mudança.

As mulheres serão atendidas após o encaminhamento da Delegacia de Defesa da Mulher ou da delegacia de plantão. O atendimento acontecerá de forma humanizada, com discrição e total privacidade nessa sala do IML.

O primeiro passo ainda é a ocorrência policial. O espaço é para atendimento e não funcionará como abrigo. Ele serve justamente para evitar mais constrangimento à vítima e para incentivar que a denúncia ocorra de forma imediata, levando em consideração que essas agressões em sua maioria, ocorrem dentro do seio familiar. Todo o auxílio a vítima será prestado sem a necessidade da espera dos horários administrativos.

“É uma sala exclusiva para atender mulheres e crianças, vítimas de agressão. Elas terão privacidade no momento de conversar com o médico e estarão sempre acompanhadas por uma policial feminina”, enfatizou a Chefe do Executivo, que estava acompanhada do médico responsável do IML, Dr. Roberto Amaral.

 “Tudo era junto. Agora, peço que as mulheres e crianças, vítimas de violência doméstica ou sexual procure imediatamente a delegacia de polícia ou a delegacia de Defesa da Mulher que fará o encaminhamento para cá. Quanto mais rápido fizer a denúncia, mais fácil será possível obter provas. Importante que a mulher, vítima de agressão sexual, nem tome banho antes de procurar a delegacia. Ela vem com resíduos corporais que ajudam a identificar o agressor e detectar o material para ser levado ao exame”, explicou o médico Roberto Amaral, que afirmou ainda que essa prova pode ser obtida até em 72 horas.

Após esse trabalho, a Secretaria da Promoção Social oferece todo acolhimento necessário às vítimas. A Secretaria da Promoção Social fica à rua João Evangelista, 1018, no Centro.

O Polo do IML de Itapetininga atende 13 municípios, abrangendo aproximadamente 600 mil habitantes. Além de Itapetininga, são atendidos os municípios de Capela do Alto, Alambari, Sarapuí, Boituva, Tatuí, Cerquilho, Quadra, São Miguel Arcanjo, Angatuba, Campina do Monte Alegre, Cesário Lange e Guareí, num convênio entre a Secretaria Estadual de Segurança Pública e a Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Trânsito e Cidadania. Em 2018, de acordo com o IML de Itapetininga, foram feitos 8.500 laudos.

Já o necrotério que faz parte do IML continua com o funcionamento na avenida Padre Antônio Brunetti, na Vila Rio Branco. O prédio passou por reforma e recebeu pintura e pavimentação na frente do local. Agora, um ofício do Executivo será encaminhado ao governo Estadual, solicitando mais médicos para trabalharem no Instituto Médico Legal de Itapetininga.

 

Prefeitura Municipal


ITAPETININGA