Centro de Saúde da Mulher “Amanda Coelho da Silva”

Saúde - Quinta-feira, 01 de Novembro de 2018


Centro de Saúde da Mulher “Amanda Coelho da Silva”

Para finalizar as ações do Outubro Rosa, a Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Saúde entrega no dia 31 de outubro o Centro de Saúde da Mulher “Amanda Coelho da Silva”.

A inauguração do Centro de Saúde da Mulher tem como prioridade aprimorar o atendimento à mulher, sobretudo agilizar a detecção, diagnóstico e encaminhamento para centros de referência dos cânceres de mama e colo útero, pois a descoberta precoce aumenta as chances de cura.

Além do atendimento aos casos suspeitos de câncer, o centro de saúde da mulher ofertará para população outros serviços, que são eles:

Orientação sobre planejamento familiar e prevenção de ISTs (Infecções sexualmente transmissíveis).

Consultas nas especialidades de mastologia e ginecologia.

Realização de exames de ultrassonografia, mamografia e biópsia.

Atendimento pré-cirúrgico para Vasectomia, Laqueadura e CAF (Cirurgia de Alta Frequência, procedimento que retira a área doente com mínimo de dano no órgão).

Implante de DIU (Dispositivo Intra Uterino).

O Centro de Saúde da Mulher “Amanda Coelho da Silva” foi estruturado e adaptado para abrigar o tão sonhado mamógrafo que foi adquirido com recursos do Leilão Solidário e de parte de dois shows solidários, que ocorreram durante a ExpoAgro de 2018, este terá capacidade para realizar 350 mamografias por mês.

O investimento proporcionará agilidade na realização da mamografia, reduzindo o tempo de espera e celeridade na triagem, diagnóstico e encaminhamento para tratamento dos cânceres de mama.

A equipe que irá atender a população será formada por profissionais especializados e será composta pelos médicos: Dr. Heleno de Souza – mastologista e pelas ginecologistas Dra. Lailca Quirino, Dra. Laura Barbeitto de Matos e Dra. Mônica Terezinha Alberti Tanabe, Enfermeira Juliana Camargo dos Santos – Coordenação e 03 técnicos de enfermagem.

Além das mamografias, o centro terá capacidade para atender em média:

240 consultas de mastologia/mês;

350 implantes de DIU (Dispositivo Intra Uterino)/Ano;

10 vasectomias/mês;

32 Ultrassons de mama;

10 Biópsias;

40 Avaliações pré-operatórias para laqueadura e CAF (Cirurgia de Alta Frequência).

Nos casos positivos de neoplasia a munícipe será encaminhada para os centros de referência no tratamento do câncer.

A expectativa da Secretaria da Saúde com a inauguração deste novo serviço, é de diminuir a fila de espera pela mamografia, bem como, acelerar o tratamento dos casos diagnosticados no município.

Também, durante a cerimônia de inauguração do Centro de Saúde da Mulher “Amanda Coelho da Silva” foi exposta parte da nova frota de veículos para a secretaria da Saúde. Ao todo, 19 novos veículos foram adquiridos desde o início de 2017, entre eles 4 novas ambulâncias, 4 micro-ônibus, 2 ambulâncias para o SAMU, entre outros.

 

A homenageada

Amanda Coelho da Silva nasceu no dia 19 de outubro de 1981, em São Paulo, filha da senhora Domingas Aparecida Coelho da Silva e do senhor Lineu da Silva.

Estudou entre 2001 e 2004, na Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, formando-se fonoaudióloga.

Participou de diversos eventos da área de fonoaudiologia em todo País, mas os grandes destaques de sua carreira profissional foi ter desempenhado sua função de fonoaudióloga junto à Apae de Angatuba, à Associação de Apoio aos Deficientes Auditivos de Itapetininga – AADAI e na Fundação para o Estudo e Tratamento das Deformidades Crânio Faciais – FUNCRAF.

Foi casada com o senhor Leandro Terra João com quem teve dois filhos: Cecília, com 6 anos e Joaquim, de 3 anos.

De mãos dadas com a comunidade católica, sempre auxiliou no Cursilho, na Catedral Nossa Senhora dos Prazeres, em Itapetininga. Atuante também como voluntária na Associação Nossa Senhora Rainha da Paz, durante toda sua vida sempre foi prestativa junto à comunidade, sendo muito querida por todos pela sua dedicação.

Infelizmente, apesar de sua incansável luta, Amanda foi vencida pelo câncer de mama e no dia 29 de março deste ano, encerrou sua vitoriosa trajetória, atendendo ao chamado daquele que sempre norteou sua vida.

Prefeitura Municipal


ITAPETININGA