Cooperativa de Reciclagem: a força do desenvolvimento sustentável que dá certo

Meio Ambiente - Quinta-feira, 26 de Julho de 2018


Cooperativa de Reciclagem: a força do desenvolvimento sustentável que dá certo

Cooperativa de Reciclagem de Itapetininga: a força do desenvolvimento sustentável que dá certo

Conciliar o crescimento das cidades com a sustentabilidade tem sido o constante desafio dos grandes centros e dos municípios em expansão. Mas em Itapetininga, a história do desenvolvimento tem sido acompanhada por iniciativas que transformam realidades e inspiram o comprometimento da sociedade com um futuro mais consciente quando o tema é meio ambiente.

Prova disso está no trabalho desenvolvido pela Cooperativa de Reciclagem de Itapetininga, a Cooperita, que com uma história de quase 20 anos, promove a coleta seletiva no município.

A parceria com a Prefeitura de Itapetininga oferece, atualmente, a oportunidade dos 18 cooperados realizarem a coleta seletiva de materiais em diversos pontos da cidade, com caminhão gaiola adaptado à coleta, motorista, combustível, uniformes, além de ceder um barracão preparado, com fornecimento de água e luz para atender às necessidades dos coletores.

A marca registrada desta iniciativa está principalmente no resgate da dignidade das famílias beneficiadas que recuperaram a autoestima e cidadania com a geração de renda com a venda dos materiais reciclados.

Parte desta história passou diante dos olhos de uma das mais antigas cooperadas, dona Ondina de Fátima da Silva. Aos 63 anos, a dona de casa conta que as condições de trabalho nem sempre foram assim.

“Agora é melhor para a gente trabalhar. Antes era no sol, na chuva. Era difícil. Com o que ganho na cooperativa consigo pagar o aluguel, a água e a luz. Em casa, sou eu e meu filho de 23 anos que trabalha com grama”, diz a cooperada que complementa a renda da família e que já enfrentou a realidade do trabalho duro e insalubre no antigo “lixão”, já desativado.

Com uma renda mensal de aproximadamente R$ 1.200 para cada cooperado com a venda da reciclagem, são recolhidas todo mês no município, uma média de 45 toneladas de materiais entre papelão, papel branco, plástico, metais, embalagens longa vida e vidro.

Como não poderia deixar de ser, inspirada em conceitos ambientais difundidos em todo mundo, a Prefeitura de Itapetininga também tem feito a sua parte com a implantação de um projeto de educação ambiental junto aos funcionários públicos que mostra, de maneira simples e a custo zero, a importância da reciclagem.

“É importante despertar em nossos funcionários a consciência ambiental e a necessidade de reciclar nossos materiais. Começamos pelo Paço Municipal. Só do que recolhemos aqui, destinamos à Cooperita, em média, 400 quilos de materiais recicláveis por mês. E este é um conceito que cada um leva para sua casa, para sua família. Amar uma cidade é cuidar dela”, destaca a Chefe do Executivo que além de idealizar o projeto na prefeitura, também recicla seus materiais em casa.

A atual presidente da Cooperita, Keytilin Karina Feliciano Domingues, narra com orgulho sua trajetória junto à cooperativa. “Sou cooperada há 7 anos. Com 24 anos já conquistei meu terreno num loteamento da cidade e estou construindo minha casa” e explica que não há distinção entre os cooperados na realização das tarefas. “Todo mundo trabalha igual. Não importa se a pessoa é presidente, secretária. Aqui não tem diferença. Nossa ideia é sempre expandir”, conta.

E a expansão já começou. Com o apoio técnico da Secretaria do Meio Ambiente do município, foi anunciada nesta semana uma parceria da Cooperita com uma empresa de coleta de materiais eletrônicos, algo inédito na cooperativa. Agora residências e estabelecimentos comerciais podem destinar à cooperativa materiais como computadores, monitores, teclados, impressoras, pilhas, celulares, tonners, aparelhos de TV, DVD, vídeo cassetes e outros eletroeletrônicos. A coleta dos materiais, considerados altamente nocivos ao meio ambiente por usarem metais pesados em sua fabricação, surge como uma nova alternativa para aqueles que querem realizar o descarte correto de materiais, contribuindo com a sustentabilidade na cidade e gerando o aumento da renda dos cooperados.

Hoje a Cooperita realiza a coleta seletiva em 13 bairros do município, normalmente pela manhã, em dias alternados. A ideia, de acordo com a Chefe do Executivo, é ampliar, não apenas a área de cobertura da coleta, mas principalmente, a consciência de que a reciclagem é necessária ao meio ambiente e indispensável para uma melhor qualidade de vida daqueles que nela trabalham.

Em todo o Brasil são produzidas diariamente cerca de 240 mil toneladas de lixo, mas apenas 2% desse total é encaminhado para a reciclagem, uma fração mínima se levarmos em consideração a quantidade de embalagens e materiais que descartamos e que podem ser recicladas.

 

Recicle você também!

Para agendar a retirada de materiais (apenas grandes volumes), basta ligar na Cooperita: (15) 3373-5309.

 

Você também pode entregar seu material diretamente na sede da Cooperita que fica à rua Orlando Scotto, 68 – vila Arlindo Luz, de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas.

 

Confira os materiais que a Cooperita recebe e o tempo de decomposição na natureza:

- Papelão                                         6 meses

- Papel branco                                6 meses

- Embalagens Longa Vida            100 anos

- Plástico                                          500 anos

- Metais                                            500 anos

- Pilhas                                              500 anos

- Vidro                                              tempo indeterminado

- Tonners                                         1000 anos

- Eletroeletrônicos                        tempo indeterminado (metais pesados)

 

* Computadores

* Monitores

* Teclados

* Impressoras

* Celulares

* Aparelhos de TV

* Aparelhos de DVD

* Vídeo cassetes

* Outros eletroeletrônicos

Prefeitura Municipal


ITAPETININGA